terça-feira, janeiro 17, 2006

Maria do Céu


Por mais politicamente incorrecto que possa ser, tenho de confessar o meu apreço, deste muito pequeno, pelas canções do Tony de Matos.
"Vendaval" e "Maria do Céu" foram canções que os oureenses cantaram muitas vezes à noite nas suas caminhadas até ao colégio e no regresso. E lembram-se daquele Poço (o último em que ele esteve) em que o Luís e a Teresa nos brindaram com uma versão do "Só nós dois"?
Acho também alguma piada a nomes como estes: "Maria do Céu", "Maria do Mar"...
A canção que nos serve de tema teve um destino curioso. Na época era muito ouvida, mais uma estória da desgraçadinha como o Tony gostava de cantar:

Maria do Céu nascera
E em paz crescera
Na Madragoa
Era a mais bela varina
Fresca e ladina
Que houve em Lisboa
Quando chegava à janela
Abrindo-a de para em par
Via o Chico olhar para ela
Ao partir num barco à vela
Para a rude faina do mar
Sempre a cantar

Maria do Céu
Primavera em flor
Serei sempre teu
Adeus meu amor
Se Deus me ajudar
Neste anseio meu
Por ti deixo o mar
Por ti deixo o mar,
MAria do Céu
...
Já calculam o que aconteceu ao Chico: não só não deixou o mar como lá ficou.
Mas estava a falar no destino da canção. A verdade é que nunca mais foi publicada em qualquer compilação, apesar de ser um excelente testemunho do que se ouvia no início dos anos 60.

Eis uma versão de 1984

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...