Serviços de informação das autarquias – 2
Critérios de análise
Mas continuemos a nossa estória acerca dos serviços de informação da nossa autarquia.
Organizámos as funcionalidades (recolhidas sob a forma presença - 1, ausência - 0) em termos de critérios: informação ao munícipe, informação sobre o concelho, informação sobre os eleitos, abertura, navegação e presença na Internet.
A Informação ao munícipe tem a ver com aquelas funcionalidades, como, por exemplo, a disponibilização do PDM, de formulários, de informação sobre concursos abertos, as publicações da Câmara, que podem vir a ter utilidade para os que habitam no concelho ou que querem actuar no mesmo.
A Informação sobre o concelho é mais virada para pessoas externas ao concelho: aquelas que o procuram por causa da sua história, da sua gastronomia, por qualquer facto ou característica relevante.
A Informação sobre os eleitos é o que diz: quem são, que organizações representam, qual o seu currículo...
No critério Navegação reunimos um conjunto de funcionalidades que têm a ver com as características do sítio em termos de presença na Internet: é fácil de utilizar? Tem serviço de pesquisa? Tem facilidades de extracção de ficheiros? Há um mapa do sítio? Apresenta certificado digital?
A Abertura respeita àquele conjunto de funcionalidades que implicam uma reacção sistemática, transparente pelos responsáveis da autarquia: será que respondem aos emails? É possível apresentar questões AM e seguir o seu tratamento? É possível a encomenda de publicações ou o acesso ao catálogo da biblioteca municipal?
Finalmente, a Presença na Internet, tem a ver com a ausência ou presença de uma Câmara na Internet através de página.
A figura seguinte representa graficamente a avaliação que foi feita para a página da nossa Câmara. O critério mais fraco é designado por Abertura: a Câmara não criou condições para o interface com os seus munícipes e não reage aos emails, como iremos ver. Apenas 8% das funcionalidades da Abertura ali se encontram. A navegação também não é famosa dada as ausências de serviço de pesquisa, de ajudas e de mapa do sítio. Já os três critérios de informação estão um pouco acima dos 50%
Se pretendermos comparar com o que se passa no país, podemos fazê-lo utilizando a figura seguinte, na qual se vê que a Abertura, apesar de não ser famosa é bem melhor do que em Ourém (16%) e que os critérios de informação são um pouco mais pobres que no nosso concelho. A presença na Internet mostra claramente que, existem alguns distritos onde a mesma ainda não está a 100%. Repare-se que, apesar de tudo, a configuração da figura tem algumas semelhanças com a relativa à nossa terra
A figura seguinte, mostra a diferenciação a nível de distritos
Critérios de análise
Mas continuemos a nossa estória acerca dos serviços de informação da nossa autarquia.
Organizámos as funcionalidades (recolhidas sob a forma presença - 1, ausência - 0) em termos de critérios: informação ao munícipe, informação sobre o concelho, informação sobre os eleitos, abertura, navegação e presença na Internet.
A Informação ao munícipe tem a ver com aquelas funcionalidades, como, por exemplo, a disponibilização do PDM, de formulários, de informação sobre concursos abertos, as publicações da Câmara, que podem vir a ter utilidade para os que habitam no concelho ou que querem actuar no mesmo.
A Informação sobre o concelho é mais virada para pessoas externas ao concelho: aquelas que o procuram por causa da sua história, da sua gastronomia, por qualquer facto ou característica relevante.
A Informação sobre os eleitos é o que diz: quem são, que organizações representam, qual o seu currículo...
No critério Navegação reunimos um conjunto de funcionalidades que têm a ver com as características do sítio em termos de presença na Internet: é fácil de utilizar? Tem serviço de pesquisa? Tem facilidades de extracção de ficheiros? Há um mapa do sítio? Apresenta certificado digital?
A Abertura respeita àquele conjunto de funcionalidades que implicam uma reacção sistemática, transparente pelos responsáveis da autarquia: será que respondem aos emails? É possível apresentar questões AM e seguir o seu tratamento? É possível a encomenda de publicações ou o acesso ao catálogo da biblioteca municipal?
Finalmente, a Presença na Internet, tem a ver com a ausência ou presença de uma Câmara na Internet através de página.
A figura seguinte representa graficamente a avaliação que foi feita para a página da nossa Câmara. O critério mais fraco é designado por Abertura: a Câmara não criou condições para o interface com os seus munícipes e não reage aos emails, como iremos ver. Apenas 8% das funcionalidades da Abertura ali se encontram. A navegação também não é famosa dada as ausências de serviço de pesquisa, de ajudas e de mapa do sítio. Já os três critérios de informação estão um pouco acima dos 50%
Se pretendermos comparar com o que se passa no país, podemos fazê-lo utilizando a figura seguinte, na qual se vê que a Abertura, apesar de não ser famosa é bem melhor do que em Ourém (16%) e que os critérios de informação são um pouco mais pobres que no nosso concelho. A presença na Internet mostra claramente que, existem alguns distritos onde a mesma ainda não está a 100%. Repare-se que, apesar de tudo, a configuração da figura tem algumas semelhanças com a relativa à nossa terra
A figura seguinte, mostra a diferenciação a nível de distritos
1 comentário:
Estudo bem feito e com interesse.
Oxalá seja analisado por muitos oureenses, em especial pelos responsáveis da nossa autarquia.
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