segunda-feira, junho 05, 2006

O aparador de relva

Resolvi adquirir uma simpática máquina com uma configuração engraçada para cortar as ervas que me andam pelo quintal. As pessoas lá de casa gozam comigo:
- Comprou um aparador de relva para cortar ervas daninhas... Eh!Eh!Eh!
- Ó Luís, isso só serve para tu limpares à volta dos canteiros, para fazeres um rebordo.
Gente limitada! Estas almas não percebem que é tudo uma questão de proporção e, por vezes, de dedicatória.
Vejam só.
Na semana em que a camarilha fez destruir o depósito fiz questão de ir a Ourém para uma última fotografia com essa nossa recordação ainda viva. Ele lá estava ainda firme frente ao estaleiro. Comecei a fotografá-lo, apontei também para os destroços da edifício da GNR que ainda me pareceu ver. O vereador Moura cruzou-se comigo olhando-me de modo estranho. Depois, fui para casa e dei início à obra....
Liguei o aparador e pus-me a limpar as ervas daninhas.
- Olha ali erva catrina que tão mal faz à terra.
Apontei-lhe o aparador e “Zing”, a erva catrina, antes daninha, desapareceu de imediato. Mais ao lado a erva mourisca queria crescer e dominar. Mais um “Zing” e logo desapareceu.
E assim continuei durantes horas a fio. De quando em quando, refazia as pontas da bobine, chegando mesmo a substituí-la quando gastei todo o fio. Mas não tive piedade nem sequer da erva frazónica.
No final, contemplei o meu trabalho e vi que valeu a pena. Tinha tido o cuidado de deixar algumas flores. As papoilas parece que me saudavam a rir-se. Os malmequeres também pareciam mais vivos. O meu pedaço de terra parecia outro com um prado esverdeado salpicado de flores...
Ali foi fácil porque tudo dependia de mim. Tanta erva daninha foi eliminada e isso moralizou-me um pouco.
Na vida, nem tudo é tão fácil. Este aparador que vos sirvo em blog não está a conseguir a eficácia do aparador da relva. É talvez demasiado fraco, mas é o único instrumento que tenho e, por isso, me é precioso...

2 comentários:

Anónimo disse...

Deve ser bem curioso e eficaz esse aparador de relva, Luís.
Até me ensinaste alguns nomes de ervas que desconhecia. Um professor numca deixa de o ser.
E não desanimes, petit-à-petit, ainda conseguirás aparar "outro tipo de ervas" que se atravessem no teu caminho.
écse

Lobo Sentado disse...

sempre enigmática, écse!
Ora explicita lá melhor essas ervas...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...