quarta-feira, março 12, 2008

John Cullen Murphy



Queria ser jogador de baseball, mas tinha um raro talento para desenhar, acabando por se tornar famoso ilustrador e cartoonista.
Estudou sob a supervisão de artistas como Norman Rockwell, Franklin Booth, George Bridgman, e Charles Chapman o que o ajudou a evoluir para um profissionalismo assinalável em qualquer media. Tanto o cartoon como o retrato ou a revista de ilustração foram igualmente exploradas com a habilidade e competência que lhe foram transmitidas pelos ilustre mentores.
Com dezassete anos, o seu primeiro trabalho profissional consistiu na produção de cartoons de boxe para o departamento de publicidade da Madison Square Garden. Tinha ainda várias revistas desportivas de Chicago a publicar, em média, dois desenhos relativos a uma semana.
Quando serviu na Segunda Guerra Mundial, ele prosseguiu a sua carreira de desenhador "no local" com ilustrações para o Chicago Tribune.
Após o regresso do Pacífico, Murphy publicou aguarelas de boxe, pinturas em revista o que chamou a atenção do escritor Elliot Caplin que rapidamente contactou o artista, para ver se ele estaria interessado em colaborar numa série de boxe em banda desenhada. Isto originou a série Big Ben Bolt iniciada em tiras diárias em 20 de fevereiro de 1950 e passando a dispor de uma página dominical a partir de 25 de Maio de 1952.
O personagem da série era dotado de uma gentileza, integridade e generosidade notáveis o que tornou o produto altamente assimilável e capaz de entreter os leitores. Bolt iria ganhar o campeonato de mundo de pesos pesados até que uma lesão o fez abandonar e levar a novas histórias de aventura, mistério e perigo não faltando geralmente uma menina escultural a seu lado.
Em 1970, Murphy foi homenageado por Harold Foster que o convidou para assumir as tarefas artísticas de Prince Valiant. Murphy aceitou de bom grado o novo desafio deixando alguns assistentes com a série Big Ben Bolt até esta acabar em 1978 com a morte do personagem.
Murphy e sua família foram trabalhar nas aventuras de Valente durante mais de trinta anos, mantendo sempre a qualidade desta aventura, embora Murphy nunca tenha tentado copiar o estilo muito distinto de Harold Foster.
O talento e o profissionalismo de John Cullen Murphy ajudaram a manter os notáveis índices de popularidade da série Prince Valiant a nível mundial. Ganhou vários prémios, incluindo o National Cartoonist Society's Best Story Strip.
Faleceu em 2 de Julho de 2004, aos 85 anos, de causa natural, deixando-nos um legado maravilhoso de aventuras e ilustrações.

Fonte: comicartville library em http://www.comicartville.com/jcmurphy.htm

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...