terça-feira, março 11, 2008

Lance ou Flecha?


Apreciem este desenho fabuloso...
Os oureenses podem não ter dado por ele ou não se recordar. Era um herói muito discreto que apareceu nas páginas do Cavaleiro Andante e do Mundo de Aventuras. Nas primeiras, a legislação emanada do regime levou a que o seu nome fosse Flecha. A do Mundo manteve o nome original.
Há reedições, como a que podem constatar através desta engraçadíssima capa do Condor Popular, que nos coloca perante uma Valle que se adivinha formosa, mas a correr sério perigo perante a investida do bisonte.
No entanto, a grande novidade chega agora. Foi publicado agora o primeiro dos quatro tomos da reedição integral das suas pranchas dominicais. Centrado nos primeiros anos da expansão americana, "Lance" reflecte o eterno confronto bem/mal, com brancos e índios divididos pelos dois campos, com um fundo moralista e romântico, assente em personagens complexas e verdadeiramente humanas.
A edição, de grande formato, que recupera as cores originais, provém da "Livros de Papel" e por detrás dela está o trabalho laborioso de Manuel Caldas, um português nascido em Paredes de Coura, em 1959, poveiro há mais de duas décadas que se dedica à edição de clássicos de Banda Desenhada e já editou seis volumes do Príncipe Valente, três dos quais em Espanha, seguindo-se uma edição para o mercado inglês.
Em entrevista ao Voz da Póvoa, afirmou:
– Nesta minha vocação em que edito aquilo que quero, só me meto em coisas difíceis de restaurar. O Lance que será distribuído este mês, tem 71 páginas a cores que foram digitalizadas de jornais grandes. Como nos jornais vê-se muitas vezes o que está por trás e as cores são em tons uniformes, tive que pôr aquilo tudo impecável. Foram umas 15 horas para cada página, foi desgastante, cansativo e muito gratificante.
Admiro o trabalho e a capacidade de dedicação destas pessoas. Como eu gostava de saber fazer isto!
Ainda há dias, estive a desfolhar Lance. A história Raio de Luar, publicada no Cavaleiro Andante, é fabulosA e tive o projecto de a trazer para aqui, mas perante a publicação que se anuncia, incapaz de retirar as feridas ao que disponho, é preferível espera pelo trabalho anunciado.
Deixo aos oureenses, por link directo para o notável trabalho “Internet Comics Database – Portugal”, algumas capas que talvez lhes recordem algo que ainda guardem no baú mais valioso (porque cheio de recordações):

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...