sexta-feira, setembro 27, 2013

Quem ganhará?


Não me atrevo a fazer vaticínios, aliás, se os fizer, terão uma margem de erro de 99%. A campanha não terá sido muito esclarecedora, por isso, tudo está em aberto. É possível que, na segunda feira, Vitor Frazão tenha razões para sorrir: pode não chegar a presidente, mas terá com certeza um papel importante como fiel da balança. Qual a sua capacidade para assumir este papel é uma das incógnitas a que os próximos anos darão resposta.
E Fonseca? Terá capacidade para manter a presidência? Qualquer resultado abaixo deste é com certeza a derrota para o PS. Que negócios andarão pelos bastidores para manter este bastião?
Quanto a Albuquerque, creio que foi uma desilusão com uma campanha frouxa e totalmente desprovida de ideias. É provável que tenha sofrido bastante com a má imagem da coligação que o suporta. E isto é um sinal positivo…
Independentemente dos interesses partidários presentes e com certeza legítimos, o mais importante destas eleições é poderem afirmar uma negação clara de apoio às forças que suportam o Ourem Sempre. Será que os oureenses pretendem que o alvo do ataque do governo continue a ser constituído pelos trabalhadores da função pública e pelos reformados? Estarão os oureenses de acordo em continuarem os portugueses a ser carne para canhão destinada ao exército de desempregados na reserva com o objetivo de manter mão de obra a baixo custo para o sector exportador, desprezando totalmente o desenvolvimento de um mercado interno suportado na produção nacional e mantendo-o sufocado em termos de financiamento para não criar pressões nos custos daquele?
Apesar da diversidade de escolhas, estas eleições têm de dar um rotundo não ao governo. Vote-se CDU, vote-se nulo, vote-se MOVE, vote-se PS, mas vote-se com a consciência de que há um significado para além do nosso interesse local e que este, em última análise, é seriamente condicionado pelo que se passa a nível central. Visto nestes moldes, em Ourém, ganharemos se as forças apoiadas na coligação que suporta o Governo perderem e perderemos no caso contrário. É pouco, mas, por agora, não é mau…
Hoje, último dia de campanha, o MOVE oferece uma noite de fados em Rio de Couros. Associo-me à ideia e deixo-vos esta canção com um grande homem do fado,,,
 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...