terça-feira, julho 30, 2019

Jornal da BD



Olha a bela amazona
que se refugia nos meus braços
esteve escrava, libertei-a
hoje valem-me os seus abraços


Nesta situação de aposentado, resolvi dedicar-me a outra atividade: agora digitalizo, restauro e publico velharias em BD e texto quase esquecidas. Ficam como memória…
Brrrrr!
Passei os últimos dois dias a digitalizar o quinto volume do Jornal da BD. É uma tarefa chata, monótona e, por vezes, ingrata porque o material pode não estar em condições. Há sempre páginas que já não têm a qualidade inicial ou mesmo em que a impressão não resultou bem.
Depois, vem o restauro. Aqui o mais chato é pôr as páginas direitas e acertar margens. A cor vem de uma rotina e, por isso, não demora por aí além.
Finalmente, a publicação tem de preservar a estrutura das revistas e pretendo que seja possível ver fascículos e aventuras por inteiro. É o mais engraçado, pois recorda-me os meus tempos da informática do SQL e do Access. É uma pena as tags não terem uma ferramenta de interrogação mais poderosa.
O quinto volume só será publicado lá para Janeiro, mas o terceiro vai aparecer em Agosto e os dois primeiros podem ser consultados aqui.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...