quinta-feira, julho 28, 2005



Ourém precisa de mudança no poder autárquico - 26
Auditar as contas da autarquia

Não se tem a intenção de por em causa a honestidade dos actuais detentores do poder no concelho. Não se diz, nem se proclama que eles vieram para a política para enriquecer. São argumentos que, sem fundamento, não utilizamos.
Mas acreditamos que, sendo possível a dúvida, até a suspeita, a melhor defesa para os desempenham com honestidade os cargos para que foram eleitos é a demonstração clara e inequívoca dessa qualidade.
Ao longo de muitos anos, o poder tem sido exercido em Ourém sem uma verdadeira oposição ao nível do executivo. As contas, o orçamento, o plano a médio prazo são publicados, mas de pouco serve porque não são guias para a acção.
Seria defensável que, dispondo a autarquia de uma página na internet, esses elementos permanecessem sempre na mesma, durante o período a que se referem, ou em que estão activos. Isso não se passa, e é uma falha fácil de corrigir a curto prazo, se como tal fosse entendida.
Mas onde nos parece que é extremamente grave a falha de controlo da gestão autárquica é na inexistência de auditorias independentes às contas da autarquia.
A CDU sempre se bateu e baterá por uma total transparência das acções dos seus eleitos, quer no poder, quer na oposição, e perante todos os eleitores. Não se observa uma prática semelhante em Ourém. Os perídodos económicos passam, as contas são apresentadas, mas não há a preocupação de provar que correspondem ao plano e orçamento. Esta atitude manifesta arrogância, sobranceria, é própria daqueles que têm a certeza que a vitória está segura.
Há que modificar este estado de coisas!
Sérgio Ribeiro e os outros candidatos da CDU à Assembleia Municipal, não hesitarão em, se for caso disso, sujeitar as contas apresentadas pelos gestores autárquicos a auditorias de empresas independentes e os seus resultados serão divulgados por meios a que todos os oureenses tenham acesso.

CDU Ourém


Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
Uma vereação em que haja oposição

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...