domingo, setembro 01, 2019

Hoje podes tratar-me por TU

ou Queixas das almas torturadas que sangravam

Devido aos muitos pecados que se faziam, na altura eram administrados diversos cursos de cristandade, procurando tornar as pessoas mais bondosas, tolerantes... caritativas...
Todos os homens que o desejassem poderiam frequentar estes cursos. Engenheiros, doutores, soldados, marinheiros, operários ou camponeses todos se podiam inscrever e ir bater com a mão no peito. Contrariamente à instância política, a religiosa era eminentemente democrática.
E, quando saiam, com as almas aliviadas e muito mais puros, tratavam-se com um "tu cá, tu lá", mesmo que antes o tratamento fosse por você ou mesmo por Sr. Doutor ou Sr. Engenheiro. Assim, ficaram conhecidos por "Curso dos Tus". 
Em determinada altura estes cursos tornaram-se extensivos às Senhoras. 
Então... 
… numa tarde em que estávamos a jogar às Damas no nosso canto e o Conde(1) se exibia ao bilhar, fazendo rodar a porta giratória da entrada do Café, entrou esbaforido o P.(2), um distinto comerciante da nossa praça estabelecido quase em frente ao adro da Igreja. Deu com o Ezequiel, o empregado de hotelaria mais paciente que alguma vez Ourém conheceu, e, entusiasticamente, afirmou alto e bom som: 
- Ezequiel, meu amigo, a partir de agora a minha mulher também é "TUa"







Notas:
(1). Seria Conde ou Duque?
(2). Abreviatura por respeito. Se querem saber a identidade, leiam as memórias do Avião
Este post foi adaptado das memórias do nosso querido Avião aqui publicadas há mais de dez anos.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...