quarta-feira, setembro 22, 2004

Desperdícios (3)
A moda do desperdício por causa dos sistemas e tecnologias de informação já vem de longe e afecta tanto o Estado como empresas públicas e privadas.
Ela tem de certa maneira a ver com redes de influências que têm capacidade de produzir efeitos em organizações fortemente hierarquizadas.
Normalmente, em determinado momento, traduz-se em equipas mistas. De um lado, os técnicos do fornecedor, em geral bastante motivados pelo aliciante de uma aplicação nova, do outro os conhecedores do sistema, desconfiados, que olham os primeiros como alguém que lhes vai roubar o trabalho. Se esta situação não for gerida com extremo cuidado, a passagem de conhecimento não se dá e, quando surge um problema, a resposta é inevitavelmente: "mas o senhor não perguntou..."
A agravar o clima de desconfiança pode existir a convicção da parte dos que recebem o serviço que o mesmo poderia ser feito sem aquele dispêndio louco no interior da organização e que só não o é por mania, moda, por não ser politicamente correcto.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...