quinta-feira, maio 19, 2005

Evolução da disponibilização da informação autárquica


Caixas de bigodes para as páginas dos concelhos Posted by Hello

E que tal um bonequinho como este baseado nos nossos dados provisórios?
Trata-se de uma representação em dois eixos, onde no tradicionalmente designado por x se vê um grupo (por exemplo, Ourém pertence ao grupo 3) e, no designado por y, um valor entre 0 e 1, onde zero significa a total ausência de uma característica e 1 a sua existência a um nível completamente satisfatório.
A altura da barra tem a ver mais com a variabilidade dos dados do que com o valor de uma característica. Ela permite encontrar um máximo, um mínimo, o valor para o indivíduo do meio e os cahmados 1º e 3º quartil
Tínhamos quatro grupos, mas só representámos três, pois um deles era composto por apenas um concelho e isso trazia perturbações ao processamento.
As comparações devem ser feitas entre barras que ostentam as mesmas cores e que correspondem à mesma variável de análise.
Distinhguimos claramente um primeiro grupo, com uma variabilidade muito fraca, com praticamente todos os valores a zero. Corresponde ao valor atribuído aos concelhos sem página, com página inacessível ou com página excessivamente pessoal (como Alvaiazere).
Depois, é possível comparar o segundo e o terceiro grupo a que já demos designação (Saudade e Oferta ao Munícipe).
Nos posts seguintes vamos referir-nos a cada uma das variáveis utilizadas...

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...