segunda-feira, maio 16, 2005

Notícias de Cá


O candidato socialista Posted by Hello

Um jornalinho de aldeia, publicado ali para os lados de São Sebastião, atreveu-se a entrevistar José Manuel Alho. E este não se fez rogado.
Eu vou abusar e transcrever o que eles disseram.

O Partido Socialista já apresentou o seu candidato à Câmara Municipal nas próximas eleições autárquicas.
Trata-se de José Manuel Alho, da Atouguia, biólogo, professor. Este nosso vizinho é conhecido pela sua acção associativa e institucional na defesa do ambiente. A sua acção enquanto dirigente da Quercus local grangeou-lhe prestígio.
O Notícias de Cá não toma posição, como órgão de comunicação social – por mais modesto e informal que seja –, mas quer ajudar ao debate, ao esclarecimento, à fundamentação das escolhas dos eleitores. Abre, por isso, as suas páginas e, naturalmente, quer ouvir quem está mais perto de si. Quem é de cá. Se o candidato à Câmara por outro partido fosse da Atouguia, ou de S.Sebastião, ou do Zambujal, também seria ouvido.

NdeC – Dr. José Alho, quais são os seus projectos prioritários para a mudança que colocou como lema da candidatura?

JMA – O projecto é o envolvimento do cidadão na construção de um programa que não seja só eleitoral, mas que seja para concretizar no caso de merecer a confiança dos oureenses. Para isso, vou fazer reuniões sectoriais ouvindo as pessoas, desde os jovens aos empresários, associações, ou seja, o programa a apresentar não vai ser o meu programa mas o programa de todos que quiserem participar com as suas propostas e ideias pois é assim que entendo a Democracia.
Algumas prioridades:

- resolver o problema da interioridade do norte do concelho;

- resolver o problema dos pais que não têm creches para os seus filhos, menores de 3 anos;

- consolidar a rede de lares de 3ª idade;

- definir o estatuto do concelho de Fátima;

- apoio à juventude, associativismo e cultura;

- medidas para avançar com a revisão do PDM que, como está, não serve ninguém.

NdeC – E em relação à nossa “região”, no que respeita ao ambiente (ETAR de Fátima, ribeira de S.Sebastião, caso dos fornos de carvão); à cultura (Capela de S.Sebastião, quando e como o início das obras); ao social (centros de saúde da Atouguia e outros apoios); a economia (correios da Atouguia, seu estatuto e horário)

JMA – Procurarei:

- valorizar e tirar partido do local de Fátima como centro turístico;

- “manter os jovens na freguesia e “chamar” outros para cá viverem; - resolver problemas de acessibilidade para e de Fátima;

- ter em atenção os fornos de Escandarão;

- canalizar as descargas da ETAR para Vale Cavalos;

- quanto à capela de S.Sebastião, estando dados os primeiros passos, não entendo a lentidão.

Quanto ao social, infelizmente não é só o caso da Atouguia, estende-se pelo concelho, embora seja uma competência da Administração Central, acho que a Câmara tem de ser fortemente reivindicativa de modo a garantir serviços de qualidade que respeitem os direitos dos cidadãos, com especial atenção aos idosos, que são a faixa etária mais frágil e com menos hipóteses de alternativa.

Quanto aos correios, temos de ter consciência que temos vantagem em relação a outras freguesias; serve a população e o facto de estarem abertos a tempo inteiro poderia ser uma forma de acabar definitivamente por falta de rendimento; optar para servir a nova estação para provar a sua necessidade.

NdeC – Quanto aos outros candidatos já conhecidos, à Câmara e à Assembleia Municipal, suas virtudes e defeitos.

JMA – Para a Assembleia Municipal já se conhece a candidatura de Sérgio Ribeiro. É um amigo, uma pessoa por quem tenho uma consideração muito especial. Foi com ele que despertei para as funções públicas.

Estamos em posições diferentes mas eu teria todo o gosto em o ver na AM, comigo na presidência da Câmara. Independentemente dos partidos, espero contar com ele para o progresso do concelho.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...