sexta-feira, maio 20, 2005

Serviços de informação das autarquias: afinal Ourém está mal ou está bem?

Olhamos para a página da Câmara de Ourém e não gostamos... no entanto, vamos mais fundo e vemos que há lá qualquer coisa que não pode, de modo algum ser desprezado.
Esta página presta um bom serviço aos oureenses ao disponibilizar as actas da câmara e da assembleia municipal, ao permitir a descarga de formulários para preenchimento (não em linha) pelo interessado, ao fornecer informação sobre regulamentos, taxas, PDM, emprego, equipamento municipal e outras coisas do concelho.
Mas a distância para Pombal é enorme.
Poderão dizer: é utópico estar a introduzir e gerir processos, requerimentos, biblioteca e outras coisas em linha, pois a grande maioria dos oureenses não as usaria.
Já sabem que, perante este argumento, eu costumo dizer que a oferta cria a sua própria procura e os oureenses acabariam por ganhar. Mas a distância para Pombal não é apenas explicada pelo que é mais avançado. Recordem os quinze pontos de comparação que fomos deixando.
A página da Câmara de Ourém não tem um arquivo fotográfico decente. Ele é excessivamente centrado nas aparições do presidente. A informação sobre a biblioteca é nula. As rotas de Ourém são três simples mapas (engraçados) e aqui poder-se-ia fazer muito melhor se se criasse uma versão do livro recentemente publicado em vez de se procurar fazer negócio com o mesmo. O directório de empresas não existe há anos. Não se encontra qualquer referência à situação social no concelho. Não existe nenhuma visita interactiva a qualquer sítio digno da mesma e que não são poucos no concelho. E estou a listar de cor...
Portanto, a página, mesmo sem se enveredar pela maluqueira dos processos de obra e requerimentos em linha, poderia ter coisas muito úteis para os oureenses e apara os que nos procuram.
E é uma pena que, em vez de se investir num instrumento que chega a todo o lado, já estejam a pensar numa Ourém Comunicação com os resumos das realizações (lembram-se da central de comunicação do Santana? A escola é a mesma...) que me cheira que não vai passar de propaganda eleitoral...

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...