quarta-feira, março 07, 2007

Poema da malta das naus

Não foi a interpretação de Adriano que conheci originalmente relativamente à "Lágrima de Preta", disponibilizada há uns dias. Lembro-me de uma obra em disco chamada "Fala do Homem Nascido", surgida em 1972, composta por 12 poemas de António Gedeão, onde essa canção aparecia na voz de Duarte Mendes. Um álbum muito forte que merecia uma reedição bem documentada e publicitada. Vou fazer uma pesquisa lá em casa a ver se descubro mais alguma canção para ripar e oferecer aos amigos oureenses. Eis os versos de uma outra, interpretada por Samuel, denominada "Poema da malta das naus":
Lancei ao mar um madeiro,
espetei-lhe um pau e um lençol.
Com palpite marinheiro
medi a altura do Sol.

Deu-me o vento de feição,
levou-me ao cabo do mundo.
pelote de vagabundo,
rebotalho de gibão.

Dormi no dorso das vagas,
pasmei na orla das prais
arreneguei, roguei pragas,
mordi peloiros e zagaias.

Chamusquei o pêlo hirsuto,
tive o corpo em chagas vivas,
estalaram-me a gengivas,
apodreci de escorbuto.

Com a mão esquerda benzi-me,
com a direita esganei.
Mil vezes no chão, bati-me,
outras mil me levantei.

Meu riso de dentes podres
ecoou nas sete partidas.
Fundei cidades e vidas,
rompi as arcas e os odres.

Tremi no escuro da selva,
alambique de suores.
Estendi na areia e na relva
mulheres de todas as cores.

Moldei as chaves do mundo
a que outros chamaram seu,
mas quem mergulhou no fundo
do sonho, esse, fui eu.

O meu sabor é diferente.
Provo-me e saibo-me a sal.
Não se nasce impunemente
nas praias de Portugal.

(António Gedeão)
in "Teatro do Mundo", 1958

2 comentários:

Anónimo disse...

Meu Caro Luís:
As canções que referes - Lágrima de preta e poema da malta das naus - são, como a pedra filosofal, musicadas e cantadas pelo Manuel Freire. Que, como sabes, vem à Som da Tinta, amanhã, para falar (e cantar) Gedeão.
Um abraço
Sérgio Ribeiro

Lobo Sentado disse...

E bem gostaria de lá estar, caro Sérgio. Por ti, pelo espaço, por tudo que se vai ouvir, pelo convívio que se vai viver.
Mas estou certo que estarão muitas e boas pessoas.
um abraço e os desejos que tudo corra bem

Luis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...