quinta-feira, julho 18, 2019

Aspetos da especulação imobiliária em Tavira


A especulação imobiliária invadiu todo o país. Ela é acelerada pelo crescimento do turismo, pelas perspetivas de venda e aluguer. Ao mesmo tempo todo um aceleramento da construção traduzida na recuperação de prédios antigos vai criando riqueza nova e dando novo aspeto ao património imobiliário. 

Apesar de tudo, sob o aparente enriquecimento suscitado por este fenómeno, os portugueses estão cada vez mais longe de poder arrendar ou comprar uma casa para melhorar as suas condições de habitação.
Esta especulação não é de estranhar, ela é uma consequência da sociedade em que vivemos onde muitas vezes o investimento, traduzido em criação de riqueza com retorno se confunde com aplicação de dinheiro com retorno (em que não se vê nenhuma riqueza nova criada).
Um caso curioso surgiu nas minhas deambulações na zona de Tavira. O prédio cuja imagem reproduzimos situa-se na marginal de Cabanas e, como podem ver, está a venda através da Remax. Consultando o site desta empresa, anotei que o preço de venda é de 730.000 euros (mais ou menos). Claro que a casa tem vista para a ria e para o mar, mas o seu preço parece-me de todo obtuso, muito superior ao seu real valor, tanto mais que, como retorno dessa proximidade, quem o adquira terá de suportar o nauseabundo cheiro proveniente do lodaçal e os incomodativos insetos que a ria atrai. Imaginem…
… Imaginem que, em Ourém, me ponho a pedir um valor destes pela minha casa. Tenho vista para o Castelo e para a famosa Ribeira de Seiça e não tenho de suportar aqueles odores. Portanto, estou numa posição de vantagem em relação ao prédio de Cabanas, só não vejo o mar, mas isso até me protege de um maremoto. Acham que alguém me dava 730.000 euros? Eu não queria vender, mas vendia logo…
Mas, voltando ao prédio de Cabanas, um aspeto que achei graça neste anúncio é a postura visual adotada pelos vendedores que mais parecem saídos da apresentação de um programa da manhã da RTP. Que é aquilo? Como é que alguém pode adotar uma imagem daquelas e pedir 730.000 euros? Está tudo louco? Será aquilo profissional? Só falta fazerem o pino à frente do cliente para atrair a atenção de papalvos…
Enfim, dá a impressão que a procura vai diminuindo e o desespero apodera-se dos agentes que tentam a todo o preço despachar estes negócios, adotando posturas que nem ao Diabo lembram.

1 comentário:

Anónimo disse...

Este blogger mete-se com tudo!!!!
Agora até com quem precisa de vender os imóveis e pede uma "ninharia" ????

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...