quarta-feira, julho 28, 2004

O PE em 2000 caracteres por semana – IV
Por Sérgio Ribeiro

A semana que passou – escrevo na segunda-feira, 26 – foi dura. Fiz a viagem para Estrasburgo, e volta, de carro e isso não deixa muito tempo livre.
Para mais, a semana foi particularmente carregada. A prévia votação de Durão Barroso como indigitado, pelo Conselho, para Presidente da Comissão não facilitou a vida aos portugueses eleitos para o Parlamento Europeu.
Colocar a questão em termos de prestígio e de orgulho nacional parece-me uma falácia – e facécia –, que alguns compatriotas terão adoptado com boa fé.
É mesmo nosso! Não conheço nenhum outro País em que a indigitação de um nacional para Presidente da Comissão provoque tais sentimentos. Se assim fosse, estariam os luxemburgueses cheiinhos de auto-estima, apesar do senhor Santer ter sido o que foi como penúltimo Presidente da Comissão!
O que considero incompreensível, apesar do esforço de compreensão e aceitação de opiniões de outros, é que, a partir dessa subjectividade, se aprove em Estrasburgo o que se desaprova em Lisboa.
Cá por mim, políticas e políticos que, em Portugal, não servem para o que defendo para os portugueses, não passam a servi-lo na União Europeia. Por isso, votei contra Durão Barroso. Mas não o fiz sozinho. Votaram contra mais 250 deputados, o que, junto a 44 que se abstiveram, somou quase 300 deputados, mais de 40% dos que votaram, que não foram favoráveis à aprovação de Durão Barroso como Presidente da Comissão.
E afirmo, sem hesitações, que o meu orgulho de ser português tem bem diferentes motivações que não as do “senhor Barroso” estar onde está.
Entretanto, fomos distribuídos por comissões de trabalho, num complicado processo de negociações. Fiquei membro titular nas comissões de desenvolvimento regional e de pescas, em que serei coordenador para o grupo em que nos integramos, e suplente na de transporte e turismo, e fiquei satisfeito porque, com a Ilda Figueiredo nas de assuntos sociais, indústria e agricultura, podemos abranger, na especialidade, áreas decisivas para a coesão económica e social e os fundos. E para Portugal.
A título de curiosidade, presidi à sessão de instalação da comissão de desenvolvimento regional. Pela triste razão (para mim) de ser o mais velho…
Para já, esta semana, vou tentar ganhar um relatório sobre pescas e Açores. Para a semana digo se o consegui.
Inté!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...