sexta-feira, junho 24, 2005

Um oureense sem orgulho na sua terra...

... mas amante do seu passado.
Andam para aí a dizer que me devia orgulhar de ser oureense devido às festas que Ourém tem.
Porventura, serei um mau oureense.

Não tenho qualquer orgulho no que se tornou hoje esta terra nem nas suas festas e muito menos no novo espaço onde as mesmas se desenrolam, afastado do centro, escuro, cheio de armadilhas para incautos. Por outro lado, as festas são tristes, sem participação, pimbas, infinitamente inferiores às de outros tempos em que houve capacidade para aqui trazer alguém com a qualidade de Carlos do CArmo e só despertam alguma atenção pela novidade do espaço.

Ourém é uma coutada de Fátima através do exercício do poder por Catarino. Faz-se aqui o que os de lá impõem. Tal reflecte-se em múltiplos aspectos de que o menos importante não será, por exemplo, a atenção dada ao seu património urbanístico.

Os responsáveis pela autarquia não hesitaram em destruir o belíssimo jardim frente ao Central para transformarem aquele espaço em pedra sem sentido. Consta que tinham dinheiro da União Europeia e não sabiam o que haviam de fazer com ele. Melhor estivessem quietos e o devolvessem à origem. Depois, indemnizaram-nos com um parque bem afastado da vivência diária, onde temos de nos deslocar para o usufruir.

Os responsáveis pela autarquia não hesitam em destruir a aldeia de Castela que tem o seu expoente mais significativo na casa do Largo de Castela, preparando-se no entanto, a troco de chorudas indemnizações, para reconstruir a casa do Administrador. Está clara aqui a lógica: Ourém ganha sentido em função de Fátima, para eles Ourém não tem história própria.

Isto é ofensivo do oureense que me considero. Fátima é um acidente na história de Ourém. Tem direito ao seu caminho, à sua história, ao seu desenvolvimento, mas não a comprimir e abafar a dos oureenses. Acresce a esse facto o de nos mostrar, pelos exemplos do seu desenvolvimento, que o mesmo é também constante agressão ao património onde mamarrachos se sobrepõem a mamarrachos numa espiral cujo crescimento não anuncia nada de bom. As pequenas moradias de Fátima de outros tempos estão completamente destruídas ou engolidas pelos novos interesses que a dominam. Fátima é local de negócio muito mais que local de fé cujo ambiente paradisíaco foi completamente perdido excepto na caminhada denominada Via Sacra.

Poderei ter orgulho numa terra com estas características?

Mas, no final desta reflexão, subsiste uma razão para não ser detentor desse orgulho.
Poderia pensar que, perante a consciência do quanto Ourém é subjugada a Fátima, os oureenses manifestassem um mínimo de revolta. Por vezes, eu sinto-a. Mas é uma revolta muito surda, muito calada. E aqui, apesar de lhes deixar o benefício da dúvida, apesar de me poderem considerar arrogante e ofensivo, eu encontro mais uma razão para não me orgulhar de Ourém: é que não me orgulho destes oureenses que se deixam manietar por Catarino e companhia...

3 comentários:

Anónimo disse...

Uma excelente reflexão.
Apesar de militante do PSD concordo com o seu ponto de vista. Principalmente às suas criticas em relação ao urbanismo das duas cidades do concelho.
Apesar de notar um tom demasiado critico em relação a Catarino e Ca. como refere. E algumas criticas são exageradas, como o caso de ter sido possivel ouvir Carlos do Carmo nas festas da cidade... e ai o problema é mais das pessoas, que preferem Pimba a algo mais...

Também concordo com uma distinção clara entre a cidade de Fàtima e de Ourém. São muito diferentes e distintas. Ourém é uma cidade historica, Fàtima uma cidade de turismo e peregrinação. Dai concordar que são necessàrias duas visões diferentes de planeamento. E é devido a estas duas cidades tão distintas e conciliàveis, se não complemetares que està o potencial de desenvolvimento e qualidade de vida no concelho de Ourém.

Concordo que Ourém não deve ir a "reboque" de Fàtima ou vice-versa.

Por fim, gostaria de dizer que são reflexões como esta que nos fazem pensar. Parabéns!

Anónimo disse...

Luís subscrevo inteiramente o seu comentário. Acho que muitos Oureenses também o fariam se soubessem:
- Os custos para os contribuintes da falta de planeamento na realização de infraestruturas básicas, e a especulação imobiliária que esse mesmo planeamento planeia, e os caciques neo-burgueses que o mesmo alimenta.
- A brutal perda de qualidade de vida, que poderia ser fabulosa nesta terra com a qual a natureza foi tão generosa.
- Que um centro espirital e de acolhimento devia promover o que promete, e não enxovalhar as pessoas entre enormidades de betão atravancadas entre vendilheiros de quinquilharia onde bolas de praia e moinhos de areia atropelam Nssas senhoras, terras e águas benzidas, empurrando os peregrinos para carreiros entre os automóveis estacionados.
- Que existem dezenas de grupos de musica tradicional, com magníficos instrumentos capazes de proporcionar espectáculos que agradariam a todos. Para além de um sem número de outras actividades, como ciclos de cinema, conferências, teatro profissional e por aí fora.

E sobretudo se soubessem que valem muito mais que o valor lhe atribuem, sujeitando-os às mais variadas humilhações.

aliás o comentário do sr. anónimo militante do PSD diz tudo citando-o "aí o problema é mais das pessoas, que preferem Pimba a algo mais..."
Como podem as pessoas querer outra coisa?
Ou não é o poder político que tem a mior responsabilidade na construção da sociedade, que deve velar pela auto-estima dos munícipes com tudo o que isso pode resultar de positivo em todas as áreas da sociedade?

Que as pessoas estejam sob o jugo de uma maldita cegueira é uma coisa, que se tomem por parvas é outra.
Todos conhecemos o potencial evolutivo do ser humano, e esse é que é o problema, é o medo das pessoas começarem a pensar pela sua cabeça!

Anónimo disse...

No final queria dizer "que as pessoas começem a pensar pela própria cabeça"

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...