segunda-feira, janeiro 19, 2009

Coveiro do Município



Continuemos à boleia das saborosas dicas da líder laranja e procuremos transpô-las para a nossa terra.
Devemos dizer que também não comungamos da ideia de que a bondade ou maldade de uma política depende da naturalidade de quem a define e faz implementar. Assim, não é por um Presidente da Câmara ser de Fátima ou não que os seus actos são melhores ou piores para Ourém. Acontece que, no caso de Catarino (não é de Fátima mas de lá perto) e de Frazão, os actos falam por eles. De longa data, tem sido possível ver que a sua visão para o concelho é de alguém que tem os interesses dos que dominam em Fátima e os problemas desta como fio condutor para a acção. Se mais não foi feito por Fátima, foi por incapacidade dos ditos...
Assim, com Frazão na presidência da Câmara de Ourém, serão dominantemente os interesses de Fátima que estarão aqui representados e que tenderão a gerar acções de satisfação. É muito claro que este senhor nada tem que o ligue amistosamente à nossa terra e às nossas referências pelo que tenderá a ignorá-las. A sua política será em tudo semelhante à de Catarino embora o seu estilo possa ser mais amistoso e popular. Por outras palavras: enquanto o outro nos lichava com má cara, este vai lichar-nos com sorrisos, cumprimentos e a facada nas costas.
Não tem qualquer relevância o local físico onde está instalado o município, as distâncias estão mais que vencidas. Pode ter alguma relevância o nome... município de Ourém ainda não é município de Fátima apesar de, na prática, tudo o fazer crer. Mas estamos em crer que o revivalismo das acções para a criação deste não têm hipótese: há demasiados concelhos no país, a questão da regionalização vai estar na agenda e será determinante. Logo, o município de Fátima não se formará ao lado do município de Ourém.
A missão histórica de Frazão está definida. Breve, Ourém, reduzida à expressão de Nossa Senhora da Piedade, não representará mais no município do que (sem desprimor para as referências) Formigais ou Seiça hoje representam no Município de Ourém.

1 comentário:

Unknown disse...

Vim ler o artigo! Acho que fala com muita clareza sobre a subalternização desta triste cidade de Ourém, por "alguém que tem os interesses dos que dominam em Fátima e os problemas desta como fio condutor para a acção". E é assim há largos anos! E tem-se vindo a degradar com jardins e rotudas de pedras e pedras e rotundas sem jardins! E este marasmo permanece, aloooooonga-se! Evolução pouca ou nenhuma, porque o interesse dos eleitos se centra só e tão só no turismo religioso!
Ourém está minada de buracos com bocaditos de estrada! O comércio tradicional ficou isolado no centro da cidade, sem estacionamento facilitado para ninguém, nem para os parcos moradores da zona! E etc., etc., etc...
Esperemos outros ventos e marés...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...