quarta-feira, janeiro 12, 2005

Pessimismo

Um jornalista da Reuters traçou um quadro negro de Portugal considerando o pessimismo como o sentimento mais marcante da actualidade.

Estou um pouco de acordo.

A acção dos últimos governos traduziu-se numa monumental manifestação de incapacidade, levando o país para uma crise profunda da qual vai ser muito difícil recuperar.

A agravar o que se passou, constata-se a inexistência de algo que nos possa galvanizar nos próximos tempos. O PS ganha as eleições... e depois? Que vai acontecer? Há promessas de investimentos na inovação, na tecnologia, mas que garantia temos que isso não vai ser outra vez aquilo a que o PS nos habituou: gastar sem grande aproveito...? gastar por gastar...?

Mas, se o PS não ganhar as eleições, que nos prepara a direita? Mais despedimentos? Elevação da idade de reforma depois de lá terem os descontinhos todos...? Vejam as propostas da dupla Cadilhe-Medina Carreira que mostra que andam a afiar bem os dentes...

Pela ausência de projecto galvanizador, pelas ameaças que a direita já prepara, pela incapacidade para garantir uma unidade à esquerda cuja preocupação não seja meramente o crescimento, mas o desenvolvimento, que não se centre na Europa, mas no país, que não procure gastar mais, mas melhor, que não esteja sistematicamente a atacar os direitos de quem trabalha, mas a defendê-los, que não se esqueça das mordomias de certos políticos, mas que acabe com elas, creio que existem condições para justificar bem este pessimismo.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...