terça-feira, maio 31, 2005

Um açougue em casa


Criar coelhos Posted by Hello

Está visto: o trabalho assalariado ou a produção para o mercado estão condenados quer pela ameaça do desemprego, quer pelas restrições impostas pela UE, quer pelo crescimento imparável do IVA. Os oureenses, tal como os restantes portugueses, têm que procurar novas perspectivas.
Folheando mais um livrinho que fazia parte do espólio de um oureense do século passado, deparei com alguns excelentes conselhos provenientes da campanha de produção agrícola.
Temos de tornar Ourém uma região auto-suficiente em termos alimentares. Uma boa ajuda nesse sentido será a criação caseira de coelhos.
Diz o livrinho: " Se houver o cuidado de bem espaçar as datas de cobrição durante o ano, bastam 3 fêmeas para termos em casa um delicioso prato de coelho uma vez por semana".
E noutro ponto:"Ninguém esqueça, portanto, perante as nuvens sempre mais sombriamente desenhadas no horizonte, que ter no quintal, no terraço, debaixo do alpendre ou na horta uma coelheira convenientemente povoada, é o mesmo que ter um açougue em casa!".
Mas o autor do livrinho esquece um pormenor importante: em minha casa ninguém terá coragem para fazer mal a qualquer coelho que por ali seja criado, a tendência será sempre para considerá-lo membro da família. Assim, esta ideia para ultrapassar a crise, transformar-se-ia a curto prazo em falência total.
Permanece a questão: que fazer perante o monumental ataque do governo (objectivamente ao serviço do capital) às nossas pobres posses?

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...