Um livro de estudo da 1ª República
Em todos os países cultos se tem reconhecido a vantagem de desenvolver a instrução e, ao mesmo tempo, dar a todos os cidadãos uma educação que os torne aptos para bem cumprirem os seus deveres e exercerem os seus direitos. Por isso, modernamente, as lições de civismo constituem em toda a parte cursos obrigatórios e ocupam nas escolas primárias o lugar mais importante.
Já entre os povos antigos as crianças eram guiadas por mestres competentes no estudo das questões que interessam à sua futura vida pública; e na Grécia e em Roma - cuja história é um maravilhoso campo onde se encontram estímulos e ensinamentos da maior utilidade - a missão da escola quase se resumia em formar bons cidadãos.
Nos países modernos, principalmente naqueles que se orientam por instituições democráticas, o sentimento instintivo do amor da pátria é robustecido pelos exemplos da história; e a maior preocupação é formar o carácter da mocidade, ensinando-lhe todas as virtudes cívicas sem a s quais não pode haver progresso.
Em Portugal, esse estudo, tão importante e tão necessário, só nos últimos tempos se tem desenvolvido um pouco.
Sem comentários:
Enviar um comentário