sábado, setembro 10, 2005

A autarquia e as questões da saúde - 2

O Marco publicou um excelente comentário no Castelo sobre este tema que foi reproduzido no CDU por Ourém.
Continuemos no tema...
Como cidadão posso e devo discutir o modelo organizativo e o modelo de financiamento da saúde do meu país.
Como autarca, devo procurar o melhor para as pessoas a quem a autarquia serve no quadro do que existe.
É difícil ou impossível despir a casaca de autarca e vestir a de cidadão ou vice-versa. Mas tentemos avançar um pouco na perspectiva do autarca...
Reflectindo um pouco, após o anterior post, fui levado a considerar que um sistema de reclamações é, pela sua natureza, um sistema reactivo, pelo que vamos tentar, sem o suprimir, algo de diferente.
Como autarca, é-me possível definir um quadro de referência para a prestações de serviços de saúde e complementares de diagnóstico.
Eis o meu: serviços produzidos no momento em que são necessários, o mais perto possível do local onde se manifesta a necessidade, com um padrão de qualidade elevado e tendencialmente gratuitos para o utente.
Não me interessa, porque não é problema da autarquia, se a gratuitidade é garantida pelo cheque-saúde ou pelo baixo preço, isso não é problema da autarquia, mas do Governo.
Um quadro de referência como o preconizado exige um sistema de controlo. Assim, a autarquia deverá realizar regularmente um inquérito a um painel largo de utilizadores do sistema de saúde do concelho em ordem a conhecer tempos de espera, integralidade do sistema, necessidade de deslocação, qualidade do serviço prestado e satisfação sentida (...). Poderá ser assim acompanhada com regularidade a qualidade dos serviços de saúde prestada no concelho e desencadeadas acções junto de entidades responsáveis para a solução de problemas.
Por outro lado, a exemplo do que está preconizado para o turismo e o móvel não vemos razão para a não existência de um portal de saúde para o concelho que inclua informação sobre todos os agentes existentes, as condições de acesso aos mesmos e um sistema de marcações de consulta em linha (e pelo telefone) que evite longas bichas como aquelas que se vêm em meios mais desenvolvidos. É parte da concretização da ideia " a informática ao serviço da saúde".

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