quarta-feira, setembro 07, 2005



Ourém precisa de mudança no poder autárquico - 38

Desenvolver uma cultura matemática positiva e promover o sucesso escolar na disciplina

Diversos estudos mostram que o nível de literacia matemática dos alunos portugueses é muito baixo. O estudo internacional PISA situa um terço dos nossos estudantes no nível igual ou inferior a 1, na escala 1 a 6. Os resultados das provas de aferição não traçam uma perspectiva mais animadora. Estes resultados, e outros que se vão obtendo no quotidiano escolar, tornam consensual que existe uma problemática em torno do (in)sucesso na disciplina de Matemática. Se se alargar o objecto de análise, verifica-se que a presença da matemática na sociedade é débil e, não poucas vezes, distorcida por falsos padrões que têm produzido uma imagem negativa desta ciência. Estas opiniões, partilhadas por uma grande parte da comunidade, parecem fazer aceitar o insucesso desta disciplina como algo natural, como uma realidade com a qual temos que aprender a viver. Não se nega que o insucesso em Matemática tem sido encarado, aos mais diversos níveis, como um ícone importante, no entanto, isso tem-se mostrado insuficiente. É necessário torná-lo num assunto URGENTE!
É URGENTE que a sociedade tenha uma visão cabal do papel que a matemática desempenhou e tem desempenhado no desenvolvimento da humanidade!
É URGENTE que toda a comunidade se envolva na construção de uma imagem mais positiva da matemática!
É URGENTE que as autarquias deixem de encarar o problema do sucesso escolar como uma realidade exclusiva da escola!
É URGENTE que as autarquias apoiem iniciativas para o desenvolvimento de uma cultura científica sustentável!
Por isso, a CDU-Ourém apoia as mais diversas acções que:
 contribuam para construir uma visão ampla da actividade matemática e científica, por exemplo, proporcionando à comunidade um espaço de discussão de temas ligados à matemática e à ciência (convidando matemáticos, cientistas, investigadores, “praticantes de ciência”);
 apoiem a promoção do sucesso escolar, particularmente na organização, em colaboração com escolas e outros organismos, de visitas a locais que mostrem a “Ciência Viva” (Visionarium, Pavilhão do Conhecimento, Museu da Ciência, laboratórios ou outro tipo de exposições e locais onde se “faça ciência”);
 promovam o aspecto lúdico da matemática, nomeadamente na organização (com escolas e outros organismos) de concursos e jogos que estimulem o raciocínio matemático, desfiles de Carnaval, exposições, peddy ou rally paper;
 divulguem a ocorrência (e apoiem a participação) de acontecimentos de carácter científico (regionais, nacionais ou internacionais), servindo-se, por exemplo, de um portal na internet dedicado à divulgação científica.
Pretende-se, desta forma, combater a visão, comummente instalada, de uma matemática afastada da realidade, que tanto contradiz o seu percurso histórico! Desejamos salientar o papel da matemática como base de produção dos mais diversos meios tecnológicos, como motor de outras ciências, como instrumento imprescindível ao desenvolvimento económico e social!
Queremos caminhar no sentido do sucesso da disciplina de Matemática. Ansiamos criar condições para que os jovens do nosso concelho possam desenvolver competências úteis e eficazes ao seu crescimento pessoal e à sua inserção
social.
CDU Ourém


Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
Mas não só: uma vereação em que haja oposição!

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