terça-feira, abril 11, 2006

Autores de novelas de Oeste: Lou Carrigan



Na minha longa, profícua e saudosa dedicação à literatura de cordel suportada em cowboiadas, não posso deixar de citar alguns autores que, na minha humilde perspectiva, conseguiam escrever excelentes textos com bons argumentos. Isto é muito diferentes da opinião generalizada que sempre recolhi das pessoas para quem aquele tipo de literatura era lixo. Claro, eu confesso: enquanto li aquilo, não li o Eça, o CAmilo, o Júlio Dinis, o Pessoa... mas estes acabaram por cá chegar. Talvez tenha perdido muito, mas aquela leitura dava-me gozo. Um dos autores que mais gostava (e breve falaremos noutros, só que deste consegui algumas gravuras na NET) era Lou Carrigan de quem ainda possuo alguns textos na coleccção Cow-Boy e na colecção Búfalo. Recordo um título aplicado numa história, numa terra em que a banditagem tinha tomado controlo da situação: "Fica sempre um homem" o que não deixa de ser uma esperança. Entretanto, o scanner está desactualizado. Por isso, para ilustrar a produção deste autor, tenho de recorrer a nuestros hermanos.









Cabe ainda dizer que este autor não se restringiu à literatura do Oeste, tendo escritos policiais alguns dos quais acompanhados com capas tão interessantes como as seguintes:


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...