domingo, abril 09, 2006

O meu amigo está preso

Há 32 anos, por esta altura, existiriam alguns oureenses que teriam motivos para não se sentir muito bem:
- o Zé Quim, detido em Santa Margarida em virtude de ter acompanhado as tropas que em 16 Março desencadearam um golpe abortado, mas que já anunciava o 25 de Abril;
- o Sérgio que, pela segunda ou terceira vez, foi convidado a uma estadia em Caxias adornada pelos tratamentos da polícia política e
- o Luís Nuno que, na sequência do movimento estudantil em Coimbra, prestes a ser preso, meteu-se a caminho, atravessou a fronteira e exilou-se em França durante alguns anos.
Em França, o Luís acompanhou as movimentações políticas e esteve associado a uma organização da esquerda radical da qual também fazia parte um cantor chamado Tino Flores.
Uma das práticas de agitação desta organização baseava-se em festas populares onde a actuação do Tino continha canções com uma mensagem muito directa e intimamente relacionada com a exploração de que as pessoas eram alvo.
Só por um ou dois dias, aqui fica uma dessas canções, cuja qualidade de gravação neste momento, após tantas vezes ter sido ouvida no nosso país, deixa bastante a desejar.
Oiça "O meu amigo está preso"

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...