terça-feira, julho 03, 2007

Existirá uma política de ambiente na câmara de Ourém?


As palavras constantes sobre o ambiente, a proximidade do LiveEarth têm-me transmitido esta preocupação. Ontem, esperava num centro comercial e deparei com esta declaração:
A (nome da organização)
Reconhece que a sua actividade, tal como todas as actividades humanas, tem impactes no ambiente.
Acredita que, nos dias de hoje, um líder de negócios tem igualmente que ser um líder nas questões relacionadas com o ambiente.
Tem como objectivo constituir exemplo no sector imobiliário conjugando o desenvolvimento económico com o desenvolvimento ambiental, potenciando assim a rendibilidade dos seus negócios.
Reconhece que, no âmbito das suas actividades, tem a responsabilidade de ser proactiva no desenvolvimento do ambiente para as gerações actuais e futuras.

Ao seu mais alto nível, assume publicamente um compromisso ambiental, que se baseia nos seguintes princípios orientadores:

Utilizar progressivamente a Eco-eficiência como um dos referenciais de gestão e de competividade.
Conceber, implementar e operar os Centros Comerciais e de Lazer de forma ambientalmente responsável.
Melhorar de forma contínua o desempenho ambiental dos seus empreendimentos, produtos, processos e actividades.
Assegurar a conformidade com a legislação ambiental e outros regulamentos ambientais aplicáveis, adoptando padrões responsáveis nos casos em que a legislação seja omissa ou inexistente.
Definir um quadro de objectivos e metas ambientais, incluindo:
->Melhoria da Informação Ambiental;
->Valorização dos Recursos Ambientais;
->Prevenção da Poluição e Redução das Emissões;
-> Promoção, Divulgação e Participação dos Agentes Envolvidos.
Assegurar que esta Política de Ambiente se encontra documentada, implementada, mantida e comunicada a todo o pessoal e agentes envolvidos.
Assegurar activamente a Divulgação e Promoção da Política e, em especial, dos seus resultados, ao público em geral, e aos agentes envolvidos.
Aprovado pelo Conselho de Administração em 19 de Maio de 1998
Revisto em 2005
Lembrei-me então da nossa câmara. Do presidente David. Não duvido que o ambiente o preocupe. Mas até que ponto é que isso se manifesta na actividade da autarquia? Até que ponto é que pôs em prática a promessa eleitoral de implementação de uma Agenda XXI Local? Se tal acontece, com certeza isso se reflecte na página da autarquia...
Consultei a página...
... nem uma referência à questão ambiental, nem uma vírgula sobre a localização dos ecopontos, Agenda XXI totalmente esquecida...
Eis como uma organização cujo objectivo essencial é a procura do lucro dá uma lição de sustentabilidade a uma organização cuja missão é servir o munícipe.

3 comentários:

Anónimo disse...

Um famoso ambientalista do nosso concelho dirigiu a seguinte questão ao Dr. David Catarino:
- Sr. Presidente, se usasse janelas maiores no novo edifício para aproveitar a luz solar, estaria a ser mais amigo do ambiente.
Resposta de David Catarino:
- Luz solar para quê? Lá dentro usamos só luz eléctrica.

Palavras do Profeta

Anónimo disse...

Luis
Vê o blog "Ourem-o contestario"...
Um abraço

Anónimo disse...

Luis
o blog cama-se "ourem-O contestavel"...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...