sexta-feira, julho 12, 2019

O meu irmão


Também tive um irmão.

Era uma pessoa afável, honesta, trabalhadora, equilibrada, imaginária e sempre disponível.

Também gostava de comidinha e ficaram famosas as patuscadas que organizava para deliciar a família e amigos de tal modo que era conhecido pelo «Abelito das comemorações». Diz-se que, lá no Paraíso, quando souberam da sua chegada, os cordeiros, cabritos, leitões, coelhos, frangos, etc., etc. fizeram reunião de emergência e proclamaram estado de sítio, tentando em vão impedir-lhe a entrada.

Foram dele os primeiros livros que ajudei a destruir-lhe na saudosa casa da rua de Castela, livros que ele guardava secretamente na mesinha de cabeceira, com cadeado, e que eu, já promissor rato de biblioteca, procurava e devorava.

Foram dele também as palavras de orientação que me marcaram definitivamente e o esforço para prosseguir estudos para além do normal naqueles tempos longínquos onde a subsistência era o supremo objectivo das famílias de poucas posses.

Foi o meu ídolo quando, no Atlético cá da terra, desafiava os avançados de equipas fortíssimas a passar por ele.

Foi também sempre uma luz aberta ao regresso em qualquer momento que as coisas dessem para o torto, um verdadeiro porto de abrigo.

Separados há mais de cinquenta anos, a sua maravilhosa recordação ficou e é como se permanecesse vivo, apesar de já não estar naquela casa onde tanta vez o procurava.


2 comentários:

Maria Graciete disse...

Bonita e sentida homenagem ao falecido irmão.
Soube há poucos dias, daí a...
Sentidos pêsames, Luís Manuel.

Lobo Sentado disse...

Obrigado! É assim a vida...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...