sábado, outubro 02, 2004

Ourém no ranking de escolas
De acordo com o semanário Expresso, as três escolas do concelho de Ourém (CEF, S. Miguel, ambas de Fátima e a escola secundária de Ourém) ter-se-ão classificado entre as 250 melhores escolas de um conjunto de 554 que teve exames do 12º ano a mais de 100 estudantes.
Em termos globais, os resultados não envergonham de modo nenhum a nossa terra. À falta de suporte informático, não fizemos contas, mas se considerarmos o valor de cada escola vê-se que qualquer delas ficou claramente acima da mediana embora nada se possa adiantar sobre a média. Mais detalhadamente, com uma média de 10,1 em exames, é natural que tenha havido um número absoluto de chumbos significativo na escola secundária de Ourém, mas é de registar que entre as três escolas esta foi a única que teve uma melhoria no ranking: o CEF baixou 27 posições, São Miguel baixou 11 e a escola secundária subiu 13 posições.
Finalmente, se compararmos a nota atribuída pela escola e a conseguida em exame, vê-se que em qualquer dos casos a diferença ultrapassa os dois valores e no caso da última classificada chega a ultrapassar os 3. O que será isto? Falta de rigor na avaliação na escola? Ou nervosismo em momento de prova? De qualquer forma, as diferenças registadas na zona do Porto são bem mais acentuadas, chegando-se ali ao exagero de um externato atribuir notas de 17,8 (uma média, o que significa que terá possivelmente atribuído vintes) a estudantes que, em média, não ultrapassaram os 13,8. Seriam futuros médicos?
Aqui ficam os nossos desejos que, no futuro, Ourém melhore a sua capacidade interna de avaliação e os seus resultados finais.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...