terça-feira, novembro 16, 2004

O candidato do sistema
Em Ourém, ganha sempre o candidato do sistema, esta a leitura que pode fazer-se de comentários ao nosso artigo de ontem acerca do estigma do Sérgio.
Para o Fred, isso prende-se com o facto de as pessoas estarem enredadas numa extensa teia que lhes impõe a submissão aos interesses da maioria dominante (mais vocacionada para se perpetuar no poder do que para enfrentar novos desafios que lhes poderiam trazer alguns riscos) ou algum receio por enfrentar o desconhecido.
Para o 1bigonobalcao, isso materializa-se numa cruz que o nosso povo transporta em termos culturais desde a sua submissão ao provincianismo fascizante de Salazar.
E como dizer e fazer acreditar às pessoas que não têm razão para receios em tentar tomar os seus destinos na mão? Que não existem elementos providenciais que venham do sistema ou doutro lugar, porque o que é relevante é a mobilização de todos, é um plano de acção e os apoios que pode granjear ao nível da concretização e da aceitação.
Tenho a impressão que uma vitória dos socialistas (ou de independentes) em Ourém concelho, mesmo com todas as limitações que todos sabem que eu lhes aponto, teria um efeito quase semelhante ao do 25 de Abril. A rolha saltava e mostrava que os receios não têm razão de ser, Ourém fervilharia de motivação para a transformação e ninguém veria os seus empregos ameaçados ou qualquer dos seus interesses desde que assentes numa base de seriedade.
Haveria muitas dificuldades, é certo. Que se passa lá para dentro daquele edifício camarário? Como é o endividamento? Que compromissos estão estabelecidos que podem bloquear a acção de uma gestão futura? Quanto tempo será necessário até se produzir um resultado visível? Que experiência anda por aí? Como seria possível implementar novos projectos? Isto é, mesmo existindo um excelente programa de acção e uma equipa de luxo para lutar por ele, poderia haver um boicote devido ao que vem de trás.
Mas a verdade é que um dia isso com certeza acontecerá. Esperemos que, nessa altura os estragos não sejam de todo irrecuperáveis...

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...