quarta-feira, fevereiro 06, 2008

Colecção Caravana, Vol VII – Jogo de cartas

Data de edição: Junho de 1963.
Dimensão aproximada: 105 * 140.
Número de páginas: 48, manuscritas, tinta azul.
Organização: 5 capítulos com título; inclui ainda o segundo capítulo de uma obra em continuação "Cumprimentos a Satanás".
Capa: em papel "Cavalinho" a cores, representando uma mesa de jogo onde se defrontam dois jogadores e, atrás de um deles, uma insinuante mulher de cabelo loiro e braço curto. Outros pormenores interessantes: o candeeiro sobre a mesa de jogo, a cor da cadeira do jogador vestido de negro, o efeito da luz do candeeiro sobre o chapéu negro do jogador de costas; o anúncio dos heróis da estória. A recensão de pé de página está ilegível. Desenhada pelo autor a partir de decalque de fonte já desconhecida
Sinopse da obra: Os quatro cavaleiros pararam no alto da colina, junto ao velho moinho abandonado, de onde se contemplava agradável paisagem sobre o vale a seus pés no qual se desenhava a cidade que procuravam.
O seu aspecto era um pouco estranho para o habitual já que não se assemelhava em nada ao tradicional vaqueiro, não era com certeza o de pistoleiro e estava muito longe de corresponder ao pacífico cidadão. Todos envergavam casacas negras, compridas e usavam um chapéu a condizer. Um deles, presa em cinto sobre a casaca, usava uma arma em coldre comprido. Os outros não mostravam armas, mas adivinhavam-se-lhes coladas ao corpo. Um dos cavaleiros ostentava grandes cabelos platinados que lhe caiam sobre os ombros. Reparando melhor, notava-se que se tratava de uma mulher, não muito jovem, é certo, mas ainda bela...
Arino the Cat, David Ó Bössta, Vic Farison e Linda Simon regressavam a Golden City, terra de onde tinham sido expulsos - um deles emplumado sobre base de alcatrão - e de cujos habitantes tinham jurado vingar-se. Os anos que tinham passado na prisão tinham-nos ensinado a utilizar os mais modernos truques com as cartas de forma a se apoderarem dos bens dos adversários. Era isso que tencionavam aplicar no Big Saloon de Golden City de forma a retomar o poder que um dia ali tinham tido.
Um deles apontou na direcção do saloon e disse em voz alta:
- É ali...
Num instante, picou a montada e desceu em grande velocidade pela encosta da colina. Os outros seguiram-no imediatamente. Lá em baixo, os pacíficos habitantes de Golden City não sonhavam com as tropelias que lhes iriam fazer. Na verdade, eles tinham ameaçado: "voltaremos para vos tramar, seja qual for o lugar e o tempo em que estejam...".
Que se irá passar? Cumprirá aquele bando de chacais a sua ameaça? Conseguirão perseguir e tramar para todo o sempre os habitantes de Golden City?

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...