quarta-feira, junho 10, 2020

A família da beldade

Na cabana, o João e a Deolinda consumavam o amor que os unia e faziam juras de fidelidade eterna.
Faziam…
… a rapariga era tão sufocante que o João já parecia um bocadinho farto.
- Pronto, pequena, para um bocadinho.
- Oh! O meu gatinho não pode estar farto da sua gatinha…
A certa altura, ouviram um carro parar junto à cabana.
- Que é isto? – perguntou o João. – Ouvi um carro parar.
- Deve ser a minha família.
Efetivamente, pouco depois, alguém batia à porta e chamava.
- Deolinda… Deolinda…
Ela foi abrir e o João viu entrar em casa dois indivíduos vestidos de negro com ar de ciganos.
- Quem é este? – perguntou o mais novo com maus modos.
- É o meu namorado. João, apresento-te o meu irmão e o meu pai.
O João sentiu-se aterrorizado com o olhar deles. Examinaram-no de cima a baixo sem qualquer respeito.
- É um lingrinhas. – disse o mais velho – Não serve para ti…
«Ai se o Ventura me visse agora – pensava o João». Tentou armar-se em valente.
- Sou magro, mas não tenho medo de nada e ninguém. Que o diga a sua filha.
- Pfffff! Os meninos Yé-Yé de Ourém são uns queques que não prestam para nada – ladrou o mais novo e cuspiu para o chão.
- Não cuspas para a minha casa, labrego – gritou a rapariga para o irmão.
- Olha, menina, nós é que te reconstruímos a cabana. Em certa medida é nossa. E trata de te deixares de engatar miúdos de Ourém que não servem para nada. Já temos noivo para ti e oportunamente terás o teu casamento cigano.
- Cala-te. Eu é que escolho com quem caso… E o João é um valente. Já fizemos um assalto.
- O quê? Já o levaste para o bom caminho? E que conseguiram com esse assalto?
- O busto do Bernardino…
- Bah! Isso não serve para nada. Ainda vais pôr todos a perseguir-nos por causa do diabo do busto.
- Mas servirá para me vingar daquele crápula. Ele tem de pagar pela humilhação que me fez…
- Cospe, menina, cospe para cima dele. Nós podíamos tratar-lhe da saúde.
O João ouvia tudo aquilo e começou a sentir-se mal. Pouco depois, regressou a Ourém, mas a imagem daquela família horrorosa não lhe saía da cabeça. E comoveu-se ao lembrar-se do seu amigo Estorietas na prisão.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...