quinta-feira, abril 15, 2004

Os restos da fonte de Santa Teresinha




Estão situados ali bem perto da casa do Zé Quim. Durante alguns anos, habitei bem em frente à mesma e tive o privilégio de ouvir o correr das suas águas. Trata-se de uma obra que data de 1868, curiosamento não muito diferente daquela que existia no Ribeirinho.
A sua degradação é bem evidente.
A nossa perplexidade perante a acção do poder autárquico é imensa. Como é possível deixar este elemento arquitectónico chegar a este estado de degradação? Será que só é possível a degradação pura e simples até à destruição ou a reconstituição caricatural como a que foi operada na fonte do Ribeirinho?




É que esta está reconstruída, mas toda transformada: não está no local que era o seu, foi rodeada de elementos que nada têm a ver com ela, está virada só para os que entram em Ourém, não ostenta um mínimo de verdura. Será que esta fonte é uma mensagem do tipo: vejam do que somos capazes, vejam as nossas obras de fachada? É que ninguém pode beber da sua água ou ouvir o seu correr com ela instalada naquele local, rodeada por uma rotunda.

1 comentário:

Lurdes disse...

Mesmo assim fora do sitio d'origem
ela é bonita.

Nao sei se conhecem a historia.

Foi nossa escola (raparigas) Ourém
ano entre 1966 e 1969 que loi levada
e inaugurada. O ano certo nao me recordo era criança

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...