Despotismo autárquico
Será legítimo o presidente de uma junta de freguesia atribuir as instalações de uma escola desactivada a uma associação de caçadores? Sem dúvida que sim.
Mas será isso legítimo quando a população que essa mesma escola servia tinha outra finalidade a dar-lhe e disso se conhece hoje documentação?
E quando os caçadores nem sequer são dessa localidade?
E será legítimo que os caçadores imponham os direitos conferidos pelo presidente da junta pela força das armas, como pode deduzir-se do comunicado da Associação de Cultura da Amieira?
Tenho as minhas reservas: o poder não faz sentido sem uma população a quem servir. Ora, o poder instalado em Ourém e em algumas freguesias da mesma começa a manifestar-se como totalitário, despótico.
As suas atitudes são exemplos de quem não liga nenhuma à população de determinado local, impondo-lhe o que melhor serve os seus fins e da sua clientela. Por vezes não respeitam a própria lei que elaboraram ou para a qual contribuiram de que é exemplo o PDM.
Estão em maioria e utilizam o poder para decidir o que melhor lhes convém. Isto pode parecer democrático, mas é o contrário da democracia, parecendo dar razão aos que afirmam que, nas eleições, o povo escolhe quem o vai espezinhar e oprimir.
A Amieira está a conhecer aquilo que vimos denunciando em Ourém há cerca de um ano: fazem o que querem, utilizando o poder que o voto lhes deu.
3 comentários:
Carissimo Amigo.
Para que conste.
De que maioria emana a Junta de Freguesia?
Está no seu direito de decidir porque democráticamente eleita?
Por interposta Junta não é a População a decidir?
Há quanto anos essa maioria governa (ou desgoverna) a Junta?
Porque é que a população não muda o sentido do voto?
Porque, aparentemente, está contente!
"A Amieira está a conhecer aquilo que vimos denunciando em Ourém há cerca de um ano: fazem o que querem, utilizando o poder que o voto lhes deu."
Pois! Há gente dessa!
Quer apostar comigo quem é a força política que ganha as próximas eleições?
Eu aposto que fica na mesma!
O despotismo autárquico, é exercido em Urqueira efectivamente!
Existem vários factores:
Um deles é o caciquismo existente na terra e os seus lacaios.
-Cacique, é aquele, que tem influencia, em determinado grupo de pessoas e as manipula, na ocasião das eleições a votar em determinado candidato.
- Lacaio, é homem que segue o seu amo, sem dignidade, desprezível.
Isto é o retrato, infelizmente da freguesia. A formação das pessoas é baixa, e isso faz delas uma presa fácil, da “máfia local”.
Tem-se lutado contra este panorama. Tens-se vindo a alertar e elucidar as pessoas.
O imbróglio da junta com a escola da Amieira, está a fazer despertar a identidade e consciência da população. As pessoas tomaram conhecimento de factos novos e começam a entender o funcionamento das coisas. Isto está a mudar as mentalidades e a consciência do voto despertou, apesar das contrariedades e conspirações, permanentemente organizadas pelos caciques e seus lacaios.
A persistência da associação dos compadres da junta em não reconhecer o que é óbvio, dá força e ânimo às convicções dos Amieirenses, que começam a despertar.
O despotismo lá para os lados da Urqueira, tem os dias contados!
As coisas não ficam na mesma não, seja qual for o desfeicho....
Falta-me o tempo. Prometo voltar!
Amigo Colhoeiro
Espero bem que sim e serei o primeiro a congratular-me com o facto. Mas continuo a pensar que não, apesar de.
Mas apoio o vosso esforço!
Enviar um comentário