Superioridade moral da esquerda
Que nos leva a dizer que a virtude está deste lado.
Que nos faz considerar que muitos dos que votam na direita o fazem enganados.
Que nos faz olhar para a Economia como algo que tem de servir as pessoas e não como um local onde o crescimento e as leis de mercado, independentemente dos desgraçados que os suportam e sentem os seus efeitos, tudo legitimam.
É mesmo isso, meu caro Nelson, é a esquerda quem tem a mensagem da liberdade, da justiça social, da diminuição das desigualdades. E que será capaz de a construir...
Por isso, nos admira tanto que pessoas exploradas, vivendo em condições que qualquer de nós rejeitaria, vão fielmente, pôr o seu voto na direita. E que o façam sistematicamente. E que o façam quase todos.
Aquela superioridade moral não significa que não existam crápulas infiltrados, que não se façam erros e que não existam pessoas honestas na direita e com as quais se possa contar para uma sociedade mais justa.
Por esta e outras razões, não é também correcto ver neste posicionamente qualquer manifestação de vaidade intelectual ou de moda. Pelo menos isso não tem qualquer razão de ser com pessoas que atravessaram um longo período e muitas modas, mantendo a sua coerência, embora admitindo que, em termos de progresso, se está a aprender sempre e, essencialmente, com os erros.
1 comentário:
é por isso que eu nunca poderia alinhar nesta esquerda: superioridade moral?
com debates destes não se vai a lado nenhum!
Enviar um comentário