quarta-feira, janeiro 25, 2006

Os incomensuráveis segredos do livro de Zoologia



O livro Posted by Picasa

Terminada as aulas, já em casa, fui observar mais detalhadamente o livro recomendado. O autor era Augusto C. G. Soeiro e chamava-se “Compêndio de Zoologia”. O preço de capa era de 18$00. Tinha 88 páginas numeradas, algumas estampas e algumas páginas não numeradas com texto relativo às estampas.
Logo numa das primeiras páginas, deparei com um pormenor interessante: “Todos os exemplares são numerados e autenticados pelo Ministério da Educação Nacional”. E, mais abaixo, o número do exemplar que me coubera: 27503 e o resultado de um carimbo com a expressão Livro único.
Mas o mais engraçado estava para encontrar lá à frente com todas aquelas estampas relativas às várias ordens e deliciosas descrições das mesmas. Apreciem só:
Os Primatas são Mamíferos unguiculados, con os olhos dirigidos para diante e com o polegar oponível aos outros dedos, pelo menos num par de membros. E lá apareciam o Mandril e o Chimpazé. 


O mandril Posted by Picasa

Depois vinham os quirópteros, os insectívoros, os roedores, os carnívoros, os artiodáctilos, os perissodáctilos, os proboscídeos, os cetáceos, os sirénios, os desdentados, os marsupiais e os monotrématos. 


Os marsupiais Posted by Picasa

Que trabalheira! Como iria decorar tudo aquilo? E depois ainda vinham as aves, os peixes...
Apreciem... apreciem algumas das estampas do livro para verem o que me esperava... 


O mocho Posted by Picasa

Batem à porta. E oiço aquela voz salvadora: 
- Boa tarde, Dona Maria. O Luís Manel está? 
Era o Jó Rodrigues. A tarde de estudo ficou por ali interrompida por um programa muito mais importante que o da aula de Ciências Naturais

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...