segunda-feira, julho 11, 2005



Ourém precisa de mudança no poder autárquico - 17
Desenvolver o amor à lingua e à terra onde nascemos, pela prática

São conhecidas as graves dificuldades que os estudantes manifestam quanto ao conhecimento da nossa língua e quanto ao interessamento no seu estudo.

A acção de pais, pedagogos e outros agentes e estruturas manifesta-se insuficiente neste mundo complexo em que a nossa terra se insere.

As escolas do nosso concelho manifestam, no chamado “ranking”, um desempenho mediano, isto é, não ofensivo, mas que, apesar de tudo, se afasta das condições de excelência.

A autarquia passa ao lado deste problema como se a educação, a inserção cívica dos nossos estudantes, não lhe dissesse respeito. Compreendemos a sua prática ou, melhor, a sua ausência: uma actuação nessa área não produz resultados de curto prazo, isto é, não dá votos para eleições.

A acção dos eleitos da CDU é suportada por grande patriotismo, grande dedicação às gentes, aos costumes, à tradição, à cultura da sua terra e procura dotar as pessoas com o maior número de instrumentos de qualidade que lhes permitam uma inserção profícua na economia e no país.

É assim que se justifica uma proposta tendente a conhecer melhor a nossa língua, a nossa terra pela prática.

A CDU anuncia que os seus eleitos proporão e apoiarão a realização anual de um concurso ao qual podem concorrer os estudantes das escolas básicas, secundárias e profissional (com apreciações independentes) do nosso concelho, que se pode traduzir na ideia: “um conto, um poema, um desenho”.

Tal concurso destinar-se-á a recolher trabalhos dos jovens estudantes, executados sob a supervisão pedagógica dos respectivos professores, que serão publicados em livro a editar com o financiamento da autarquia. Os contos e os poemas tenderão a reproduzir tradições da nossa terra ou a divulgar novas criações. Todos os trabalhos serão sujeitos a um juri e os melhores serão premiados.

Os eleitos da CDU batem-se e bater-se-ão sempre por uma melhor educação, por um melhor conhecimento da nossa terra, por uma educação cívica irrepreensível para todos.

CDU - Ourém


Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
uma vereação em que haja oposição

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...