quinta-feira, julho 14, 2005



Ourém precisa de mudança no poder autárquico - 19
Criar o Observatório Social do concelho de Ourém


Observamos páginas de outras Câmaras na Internet e, em dezenas delas, encontramos referências a um Observatório Social ou ao seu embrião. Curiosamente, os nossos autarcas são completamente omissos nessa matéria.

O presidente, nas múltiplas entrevistas em que pretende desviar atenções de reais problemas ao povo, afirma: “no nosso concelho não há desemprego...”. Mas como o sabe se nunca analisou a questão?

É preciso dar uma constante atenção à pobreza, ao desemprego, aos problemas da terceira idade, às questões dos jovens, à exclusão, à marginalidade. É importante que em Ourém, em lado algum, possa existir um “guetto”. É importante não fechar os olhos e procurar proactivamente os problemas que podem estar escondidos para lhes dar uma resposta em tempo útil.

O conhecimento da nossa terra passa pela análise dos resultados do recenseamento existentes para o nosso concelho, sua consolidação periódica no decénio com introdução de alterações e a sua complementação por elementos de ordem social que sejam relevantes para o combate à exclusão. Passa pelo conhecimento da situação social do indivíduo (natural do concelho, nacional ou estrangeiro), seja qual for o ponto do nosso concelho em que o mesmo se encontre.

Defende-se, assim, a constituição de pequenas unidades de intervenção social cujo objectivo seja, através da actuação pontual e temporária, nas localidades de uma freguesia, proceder ao contacto com todos os residentes e à avaliação da sua capacidade económica, da forma da sua integração social e, quando for o caso, proposta de acções para correcção de problemas que eventualmente se manifestem.

O eleitos pela CDU sempre se baterão, nos diferentes locais de intervenção, pela melhoria efectiva das condições de vida dos oureenses e de quem vive em Ourém.

CDU - Ourém


Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
uma vereação em que haja oposição

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...