terça-feira, agosto 02, 2005



Ourém precisa de mudança no poder autárquico - 28
Imóveis de interesse municipal

Ao longo dos últimos anos, temos assistido, impotentes e algo silenciosos, à destruição da imagem que caracterizava Vila Nova de Ourém e à sua substituição por edifícios de vários andares e de arquitectura de gosto duvidoso (com raras excepções).
Verdadeiras aldeias dentro da nossa cidade foram destruídas e alguns verdadeiros símbolos da vila antiga estão ameaçados.
Uma candidatura autárquica só é digna dos eleitores quando preserva o seu passado recente. Esta não é a posição da actual gestão que tem executado verdadeiras destruições e se prepara para avançar com ela no futuro, por exemplo, ao longo da rua de Castela e dos edifícios da antiga “feira do mês”.
A CDU exorta os oureenses a uma afirmação clara contra a destruição da recordação do seu passado. Há muitos terrenos para construção sem necessidade de abater os espaços que sempre nos habituámos a ver, e de que temos recordações relativamente aos nossos ancestrais. E, apesar de algumas destruições estarem programadas, se os oureenses reagirem antes da sua consumação, é possível parar e inverter este processo.
Assim, os nossos eleitos bater-se-ão pela declaração de interesse municipal, e da sua recuperação em conformidade, para um conjunto de edifícios de características especiais e que são como que um cartão de visita da cidade.
Estão aqui considerados imóveis como aqueles onde funcionaram o Colégio Fernão Lopes e o café Avenida, a casa do Tenente Moreira Lopes e anexos, a casa do Largo de Castela, a casa de Luís Rito, a oficina do Sr. Moreira frente às escadinhas, a prisão da GNR, o depósito de água, todas as casas de traço antigo, como algumas das referidas e outras que um inventário mais elaborado venha a considerar no futuro. E o mesmo defendemos para todas as outras cidades, vilas e aldeias do concelho
O voto na CDU é o voto na manutenção e reabilitação do concelho de Ourém que conhecemos, que recordamos e de que nos orgulhamos.
CDU Ourém


Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
Uma vereação em que haja oposição

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...