quarta-feira, agosto 03, 2005


Ourém precisa de mudança no poder autárquico - 29
Apoiar a comunicação social local

A imprensa local pode – e deve – ser um elo importante entre oureenses (residentes e afastados da sua terra de origem ou eleição), e entre eles e o poder autárquico.
Por ela passam factos e ideias acerca das nossas aldeias, vilas e cidades, relevantes para as vivências presentes e futuras. Nela fica perpetuado um registo para consulta noutro tempo mais ou menos longínquo. E dessa consulta alguns jovens dão exemplo!
Tal como noutras áreas já referidas, a relação da autarquia com os órgãos da comunicação social local segue a regra da manipulação ou do desprezo. Usa-os quando necessita, despreza-os quando têm problemas e necessidades.
É preciso modificar esta situação. É preciso apoiar a comunicação social local, seja qual for a sua expressão, qualidade, mercado e integrar na estrutura camarária uma função que garanta a ligação privilegiada aos mesmos.
Um apoio sistemático, na forma de aquisição de um certo número de exemplares de cada edição de qualquer dos jornais hoje em actividade, ou de outros que venham a surgir, a distribuição equitativa da publicidade obrigatória pelos jornais e rádios, pode ser a diferença entre a viabilidade e o fracasso. Esses exemplares seriam disponibilizados aos utentes dos serviços públicos, designadamente nos camarários, nas juntas de freguesia, nas escolas, nos centros de saúde, contribuindo para aumentar o número de leitores. A VerOurém teve, no início, objectivos contrários a estes, mas divergiu na sua prática, embora o risco se mantenha latente e as publicações oficiais sejam um exemplo do que não deve ser feito.
A CDU (Coligação Democrática Unitária) sempre apoiou o desenvolvimento da comunicação social local e dos seus órgãos que respeitem a Constituição, as liberdades e as instituições democráticas. Os seus eleitos elaborarão e apoiarão propostas cujo objectivo seja o apoio e desenvolvimento dos órgão de comunicação social local que, nesse contexto, estejam ao serviço dos oureenses.

CDU Ourém


Sérgio Ribeiro de volta à Assembleia Municipal
Uma vereação em que haja oposição

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...