sexta-feira, abril 21, 2006

Por causa do Ukelele

O Ric Jo, no seu Malibu Cola, tem um artigo muito interessante sobre uma guitarra acústica Havaiana muito pequena de apenas 4 cordas: o Ukelele.
A questão é que esse instrumento traz-me alguns sentimento e recordações (por exemplo, o fabuloso “Cavaquinho” do Júlio Pereira) que não posso deixar calados e, por isso, contrariando o momento, todo virado para a comemoração do 25, vamos criar um pequeno enclave.
Contam os amigos que o nosso velho amigo Harrison, quando viajava, transportava consigo sempre dois Ukeleles, um para ele tocar e outro para alguém que conhecesse e o quisesse acompanhar. Imaginem aqueles passeios...
O Harrison morreu já há alguns anos e, no ano seguinte, alguns dos mais chegados fizeram-lhe um concerto de homenagem, algo muito comovente, algo que me recorda sempre os nossos amigos oureenses já desaparecidos e outros que tanto produziram para nós sem nos conhecer.
É verdade, há trinta e dois anos, estávamos bem mais ricos. Tínhamos perdido o Zé Manel, mas o Luís Nuno e o Félix preparavam-se para dar o contributo para o nascimento do Poço, o Vitor Guerra ainda nos acompanhava, o Jó Rodrigues estudava aquelas estranhas ervas com que pretendia melhorar a nossa saúde (um dia chegámos à loja dele: “Ó Jó, para que é que são estas ervas?”, “Sei lá...”), o Lennon preparava mais albuns (a compilação “shaved fish” com o fabuloso Imagine e o Give peace a chance, e o magnífico “Double Fantasy” que trazia o Woman e a capa mostrava a malvada Beatlecida), o George ainda faria o Cloud Nine, deixaria músicas para o póstumo, ajudaria a regressar os Beatles com a Antologia, dinamizaria os Travelling Wilburys, o Zeca ainda tinha muito para dar (“com as minhas tamanquinhas”, “fura-fura”, “como se fora seu filho”, “enquanto há força”...) e o Adriano cantava e não lhe ficava atrás (“que nunca mais”, “cantigas portuguesas”). Deram-nos muita coisa a partir do 25. Depois, pouco a pouco, deixaram-nos...
Imagino-os lá em cima, naquela confraternização que a sua qualidade de espírito puro, nada sujeito às barreiras que a matéria cria, proporciona. Se calhar atentos ao tributo que foi prestado ao George que os outros também mereceriam naquilo em que se tornaram notados entre nós. Uma das peças desse tributo foi uma nova versão do “Something” que, e aqui está a razão do post, foi introduzida por Ukelele. Ora oiçam...
Claro que, em DVD, ainda é mais interessante, pois mostra-nos algumas particularidades dos intervenientes: do baterista, do Clapton..., dos instrumentos a associarem-se um por um... A mim, bate-me especialmente a transição para a versão convencional. Por tudo isto, sempre que oiço esta canção ela traz-me a recordação dos nossos amigos, destes que vos falei. Tudo isto estava guardado para mais tarde, mas o artigo do Ric Jo levou-ma a antecipá-lo. São danados estes jovens ourenenses...

Paul McCartney - Something (Concert for George) from Samuel Bello on Vimeo.

3 comentários:

Ric Jo disse...

Luís, gostei muito desta nossa sinergia musical relativamente a um instrumento tão belo como é o Ukelele. E a versão que disponibilizou do Something é linda. Dado que o putfile não permite efectuar o download do ficheiro, pedia se o amigo Luís me fazia o favor de mo enviar para o meu mail (ricjomail@gmail.com). Pode ser? Ficaria muito agradecido.

Já agora, aquando das minhas explorações pelo mundo do Ukelele, dei-me de caras com a informação acerca de um álbum póstumo do George Harrison, intitulado Brainwashed, onde o seu amigo utilzou o Ukelele com algum destaque. Fiquei cheio de vontade de ouvir, mas de hoje em dia não é fácil encontrar isso numa loja de cds e "sacá-lo" da net não era bem o que eu queria. Mas um dia hei-de arranjá-lo. A esse e os outros, pois bem sei que o seu amigo Harrison era o membro mais especial do quarteto dos Beatles. E a sua exploração pela música que não ocidental, para mim, é inspirador, se bem que, ainda pouco conhecido da minha parte.

Isto já vai longo... Um abraço.

Lobo Sentado disse...

O Something já seguiu.
Agora, vou tratar de lhe rippar um bocadinho do Brainwashed e, breve, lhe enviarei mais qualquer coisa. Isto quer dizer que, daqui a algum tempo, os amigos do Ourem poderão ter especial sessão sobre o Harrison
Abraço
Luis

Ric Jo disse...

Muito obrigado, Luís. Chegaram bem à minha caixa de correio :)

Fico então à espera ansiosamente da sessão especial do Harrison.

Abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...