terça-feira, abril 12, 2005

Santa Teresa de Ourém


Não há no concelho de Vila Nova de Ourém lugar algum com a singularidade do Zambujal. Os que escreveram a história eclesiástica, narrando a vida dos santos, e os que escreveram a história profana, falam deste lugar com menção especial, porque nele nascera a beata Teresa de Ourém.

Não discordam eles enquanto ao lugar do nascimento e milagres que fizera, mas variam numa ou noutra circunstância. O D. Tomaz da Encarnação nos diz com excepção de todos os demais, que tão distinta e formosa beata viveu em Santarém, sendo depois criada do prior de Ourém: todos porém afirmam que Ourém, próspera e florescente, no reinado de D. Afonso III, mereceu a ventura de possuir em toda a sua vida a beata, e em especial a freguesia de S. João, uma das quatro que havia a esse tempo, empregando-se como criada do prior dela.

As suas devoções e os milagres divulgados, lhe granjearam o nome de santa cuja opinião desfrutou ainda em sua vida, e, desde logo, falecendo em 3 de Setembro de 1266, começou o culto com festa que anualmente lhe faziam os seus devotos conservando-se em caixa de prata a cabeça, e no altar a sua imagem que pelo terramoto ficou debaixo das ruínas da sé de Ourém.

A relíquia conservada da santa é de admirável virtude contra as dores de ouvidos. A beata Teresa se não habitava em Ourém o edifício que ainda serve de cadeia pública, e que tradicionalmente se tem chamado de casa de Santa Teresa, é contudo certo que a essa circunstância anda ligada a história interessante dos desgraçados que nela entraram.

Querem alguns supor que na cadeia se empregaram os materiais da casa da beata, que antes vivera numa humilde habitação, construída dentro do castelo: seja porém o que for, é averiguado que ates que a ciência legisladora formalizasse em lei do país, a abolição da pena morte, era constante que o desgraçado arremessado à cadeia de Ourém, por maiores que fossem os malefícios cometidos, nunca sofrera o infamante suplício a que a sentença os condenava! Parece que entre todas as maravilhas da beata Teresa, não é menos recomendável esta, poupando à humanidade mais alguns dos pavorosos espectáculos, convertida a sua casa num asilo da vida.


In: J. Elyseu, Esboço Histórico do concelho de Vila Nova de Ourém, 1868

3 comentários:

antónio de ourém disse...

Envio com gosto um primeiro comentário, embora tardio. Antes de mais, para dizer que é certa a "singularidade" do Zambujal. Primeiro, por ser um lugar muito antigo e de gente muito trabalhadora e sacrificada. Depois, por terem nascido lá, pelo que sabemos hoje, duas personalidades excepcionais: Santa Teresa (sé. XIII)e Francisco Vieira (séc. XVII), conforme tem sido escrito nos últimos anos. Sobre Francisco Vieira, ou F. V. de Figueiredo, já escrevi e disse algo, em diferentes ocasiões. E sobre Santa Teresa, escrevi algo já em 1953, e terei ocasião de falar no próximo dia 22 de Janeiro, na igreja de Nª Sª da Piedade, pelas 15h30. Pelo que diz Neves Eliseu sobre os autores que escreveram sobre Santa Teresa, há novidades para dizer e acrescentar. Vê-lo-emos, entretanto, até para corrigirmos, nalguns detalhes, o autor do "Esboço Histórico". António Baptista.

António da Melroeira disse...

Agora, agradeço ainda um pouco de atenção. Estamos neste ano de 2020 a celebrar o 8.º Centenário do nascimento de Santa Teresa de Ourém. Vamos esperar que as entidades responsáveis respondam ao nosso apelo. Para já, temos um estudo bastante desenvolvido sobre Sta. Teresa registado nas ACTAS "Ourém nos Caminhos da Palavra" - um volume lançado no dia 26 de Nov.º de 2019, no Centro Paroquial da S.ª da Piedade. O volume, com mais 500 páginas, traça uma panorâmica da História de Ourém, desde a romanização e a presença árabe até aos nossos dias. Um estudo muito cuidado esteve a cargo do antigo reitor do Santuário de Fátima, Padre Dr. Luciano Guerra. Esta edição encontra-se à venda nas principais livrarias ou papelarias das freguesias do Concelho de Ourém. É uma obra única, recomendável. Qualquer ouriense
deverá ter em sua casa este livro admirável. António Baptista.

António da Melroeira disse...

Acaba de sair nova edição do livro (esgotado) sobre SANTA TERESA DE OURÉM. Contém esta edição novos elementos, como seja uma carta do Papa Francisco enviada através da Secretaria de Estado do Vaticano. Também nesta reedição (melhorada) se encontram vários testemunhos qualificados. A edição poderá ser adquirida através do TM: 917 701 657 / 960 430 669, ou na loja 'Gourmet' em frente da igreja da Colegiada de Ourém. António Baptista.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...