terça-feira, junho 07, 2005

Alburitel


Escudo de ouro, cacho de uvas de púrpura folhado de verde, três ramos de oliveira de verde, frutados de negro e três espigas de milho de vermelho, folhadas de verde e atadas de azul, tudo bem ordenado. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco com a legenda a negro, em maiúsculas : " ALBURITEL ". Posted by Hello

Terra da boa pinga e de excelente azeite, a avaliar pela imagem anterior.
Daqui partiu Albuquerque à conquista de Ourém e do país. Aliás, temos de reconhecer, a nível de sonoridade, a monumental parecença do seu nome com da freguesia.
Não encontrei página para a junta de freguesia (em determinada página há um apontador para o presidente da junta de freguesia: Manuel Guerra do PSD cujo perfil é desenvolvido pelo Notícias de Fátima), mas encontrei algumas descrições que poderão ajudar a construí-la. Eis a primeira:

Constituída por apenas dois lugares, Alburitel e Toucinhos, esta freguesia é uma das mais pequenas do concelho sendo habitada por cerca de 2.500 habitantes, ocupando uma área de 11.5 Kilometros quadrados.
Tem uma história primitiva, o nome "Alburitel" vindo da presença árabe. Prossepõe-se a passagem de uma via mediaval pelo Vale do Azurrague, que ligava Santarem a Coimbra. A posição geografica da freguesia de Alburitel é favoravel, devido a fazer a ligação entre Ourém e Tomar.
A religião destas gentes tem a ver com a antiguidade dos seus templos, certificam-no a capela de S.Salvador nos Toucinhos, construida em 1592 e a ermida de N. S. da Ajuda, fundada em 1604.
A paisagem da serra, com as suas "lapas" e Vales é apresivel o olhar dos visitantes e a mistura da vinha com os olivais firmados sobre escarpas calcárias.
Alem de ter equipamentos sociais e desportivos, que proporcionam uma boa qualidade de vida á população, a freguesia concentra alguns serviços e postos de comercio, bem como muitos jovens.
Alburitel é conhecido pelas casas de petiscos existentes na localidade. Convida por isso a uma breve paragem com direito a um passeio pelas encostas panorâmicas, seguindo de uma visita aos templos mais antigos e, culminado por fim com uma excelente experiencia gastronomica.

Quanto à génese do topónimo "Alburitel", a mesma é explicada através de duas versões; uma aponta que a sua forma deriva do árabe, reconhecendo-lhe semelhanças com a palavra espanhola "Alborete", cujo significado é "correio"; o argumento apresentado para justificar esta versão é que no limite desta freguesia passava, pelo "Vale do Azurrague", a estrada medieval que ligava Santarém a Coimbra, pelo que seria então possível que ali existisse um posto de entrega de correspondência.

A outra explicação filia-se no nome de um tal "Álvaro Teles", que se julga ter sido fidalgo e senhor destas terras, e cuja junção dos seus dois nomes, seguida da corrupção da mesma, originaria a palavra "Alburitel". O nome de Álvaro Teles acabou mesmo por ser dado à rua principal da freguesia.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...