Escudo de azul, banda enxequetada de prata e vermelho, de duas tiras, acompanhado em chefe, sinistra, de uma palma de ouro, posta em pala e, brocante, uma faca de punho vermelho e lâmina de prata, em ponta, duas burelas ondeadas de prata. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas " CAXARIAS - OURÉM "
Terra da Teresa. Já não me lembro em que sítio li isto:
Caxarias é freguesia do concelho de Ourém desde 9 de Junho de 1947. Situada no extremo norte desse concelho, assenta sobre afloramentos do cretácico que formam uma espécie de pequenos planaltos calcários. Banhada pelas águas do Tomatel, Caxarias é rasgada pela via férrea do Norte, o que lhe facilita o desenvolvimento, tornando-a na principal freguesia (vila sede de freguesia) na sua área de influência, tornando-a também local eleito da escola-sede de um Agrupamento Vertical de escolas.
A freguesia de Caxarias é composta pelos seguintes lugares e povoações: Abadia, Águas Formosas (parte), Andrés, Balancho, Barreira, Carvoeira, Casais da Abadia, Castelo, Caxarias, Chã, Cogominho, Faletia, Pisão do Oleiro, Pisões, Pontes, Ribeira, Seixal, Valados, Vales e Vendas.
Com uma área de cerca de 23km2 para perto de 3100 habitantes, a freguesia está situada numa região de pinhal onde, nos vários vales, se pratica uma agricultura de subsistência.
A zona é eminentemente agrícola.
Os mais velhos dedicam-se à agricultura, exploração florestal e alguma pastorícia, complementada com a sua reforma, muitas vezes adquirida em França.
Os mais novos dedicam-se à construção civil ou trabalham como operários em oficinas, serrações e metalúrgicas, principalmente concentradas na sede de freguesia.
A maioria das mulheres não trabalha fora de casa, dedicando-se à agricultura a nível doméstico.
Não obstante todos os condicionalismos negativos que uma situação de interioridade implica, tem-se verificado nos últimos anos um excelente ritmo de crescimento.
As principais actividades económicas da região são a indústria de transformação de madeiras, a metalomecânica pesada, a construção civil, entre outras actividades de índole comercial.
Faz falta indústria que proporcione emprego para mulheres, no entanto, quase não há desemprego masculino.
Sem comentários:
Enviar um comentário