terça-feira, dezembro 06, 2005

Mais uma perda para Ourém

Pouco me ocorre em termos de estórias sobre Mestre Bernardino ou, simplesmente Bernardino, como nós usávamos tratá-lo.
Lembro-me de um ano em que a rapaziada do Poço fez uma visita ao seu local de habitação e exposição na Corredoura. Ainda estava todo direito, cheio de força. Recebeu-nos calçando uns patins de madeira e mostrou-nos alguns dos seus cantos preferidos: um miradouro numa árvore e a sua gruta, um buraco pela terra dentro onde se atreveu a instalar um quarto. Impressionado pela ideia, eu próprio já tenho uma espécie de gruta na minha casa em Ourém. Nesse dia, não faltaram os tradicionais pastelinhos do Poço, a água pé, enfim coisas boas de Ourém.
Outra recordação é bem mais difusa. Reporta-se a um jogo de hóquei do Atlético disputado no campo que inicialmente foi da Juventude, lá para finais da década de cinquenta, inícios de sessenta. O Bernardino trabalhava mesmo em frente a esse campo. E nessa ocasião estava a esculpir em madeira um busto à sua imagem. Nós contemplávamos mais a obra do que o jogo e, ao vitoriar os jogadores, com certeza que também estávamos a vitoriar aquele magnífico artista...

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...