terça-feira, maio 30, 2006

Serviços de informação das autarquias - 26
Prestação de contas



A utilização da página para divulgar o orçamento, apresentar o plano e prestar contas é uma prática que não está solidamente instituída entre as autarquias do país.
Repare-se, no entanto, que pode existir aqui um elemento que distorça os resultados. Trata-se de ser possível que essa divulgação seja feita apenas por determinado período. Ao ser consultada a página para avaliação, se o elemento não estiver lá, considera-se que não existe apesar de já ter por lá passado ou poder vir a passar (por exemplo, a nível de destaques).
Pensamos que esta é uma visão correcta. Os elementos de planeamento, controlo e prestação de contas devem estar sempre presentes, inclusivamente com algum carácter histórico, para ser consultáveis a qualquer momento.
O país apresenta um monumental défice informativo nesta área: a disponibilização permanente desta informação na página Internet não existe em 82% das nossas autarquias. Aveiro terá sido o melhor classificado (não chegando aos 50%), seguindo-se-lhe Santarém com uns humildes 35%.
Fica a questão: por que é que as autarquias não têm estes elementos em permanente divulgação? Será que não interessam?

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...