quarta-feira, janeiro 17, 2007

Poemas entrelaçados..., 10
Porta #8: As cartas que eu escrevi!

Diz Pessoa que todas as cartas de amor são ridículas. Mas, no colégio, não tive oportunidade de o ler.
Talvez por isso, também tive as minhas cartas... além de outras.
Foram as cartas da cidade do desterro para a cidade da moura encantada.
Foram os bilhetinhos com que bombardeava as coleguinhas...
Foram as cartas em tempo de guerra...
Foram as cartas de homem mau...
... já não falando naquelas missivas curriculares com que, paciente mas infrutiferamente alimentava as bases de dados dos garimpadores de emprego no Expresso...
Mas estão os meus amigos descansados. Todos esses textos terão tido o seu suporte reciclado ou destruído pelo fogo e pela erosão. Não há viabilidade de publicação.

Todas as cartas de amor são ridículas…
Todas as cartas de amor são
Ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem
Ridículas.
Também escrevi em meu tempo cartas de amor,
Como as outras,
Ridículas.
As cartas de amor, se há amor,
Têm de ser
Ridículas.
Mas, afinal,
Só as criaturas que nunca escreveram
Cartas de amor
É que são
Ridículas.
Quem me dera no tempo em que escrevia
Sem dar por isso
Cartas de amor
Ridículas.
A verdade é que hoje
As minhas memórias
D'essas cartas de amor
É que são
Ridículas.
(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)

Álvaro de Campos

4 comentários:

Unknown disse...

Não há muito o hábito, a meu ver infelizmente, de gabar. Há mais o hábito de dizer mal, de denegrir e de apoucar.

Quero participar na inversão dessa rotina.


Amigo (permita-me)Luís.

Estou encantado com esta sua série de poemas entrelaçados.

Lobo Sentado disse...

Meu caro Santa Cita...
há quantas luas o meu amigo não aparece!!!
a propósito, chegou a encontrar-se com a Branca Flor?

Anónimo disse...

Caro conterrâneo

Por forma a fazer uma bela surpresa a um distinto ouriense que faz 80 anos não terá por aí nos seus arquivos fotos da casa (agora ruinas) da quinta do casal dos frades (actual Z. Ind. Ourém) que foi o local onde nasceu este ouriense.

Cumprimentos

Nuno Faria

nuno@mondejo.net

Lobo Sentado disse...

Lamento, Nuno

não tenho; de contrário, da melhor vontade.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...