terça-feira, agosto 13, 2019

O regresso do filho pródigo

Depois de mais de três meses a vaguear pela Europa Central, o PedroL regressa hoje a casa dos pais. Mas ele não se comportou como o da parábola. Ao contrário do mesmo, não levou uma vida dissoluta, antes se refugiou durante dois meses em Berlim a fazer um curso da língua germânica. Depois, circulou pela Polónia e Ucrânia gastando o que tinha sido o seu rendimento durante os meses de trabalho.
É um padrão de vida novo o de alguns jovens de agora. Trabalhar um certo período e, depois, largar tudo para viajar e conhecer outras realidades. 
O PedroL adora viajar e é leitor compulsivo de livros de poesia e de grandes obras de autores russos. O seu quarto envergonharia qualquer biblioteca de aldeia tão recheado está do material que tem vindo a ser editado entre nós. Aos poucos vou transportando os meus livros para Ourém, enchendo o meu refúgio de obras de Marx, Engels, Lenine, Betelheim, Althusser, Poulantzas…, e o espaço que eu ocupava vai sendo ocupado pelo crescimento avassalador dos livros dele.
Na Net, a sua página de contador de histórias e divulgador de viagens tem mais de 86000 seguidores.
Durante a última viagem, um pequeno incidente levou ao desaparecimento do telemóvel (perda ou roubo não se sabe) o que se traduziu na perda de dezenas de fotografias que lhe permitiriam atualizar as suas páginas. Mas não desistiu, todos os dias há um ou vários posts destinados aos seguidores.
Claro que estamos radiantes com a sua chegada. A receção também não será de um pai abastado que manda abater o melhor vitelo. Pelo contrário. chegando à noite vai contentar-se com um bifinho de peru para não ficar mal disposto depois de tanta fome acumulada e de tantos frangos mirrados à Chernobyl com que teve de conviver.
E amanhã já poderá deliciar-se a ler, ler, ler… apesar dos interruptores...

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...