quinta-feira, março 31, 2005

Um punhado de homens bons
Por Júlio Henriques (Julito)

O 4 de Janeiro de 1912 marca de forma indelével uma página doirada da história de Vila Nova de Ourém. É com aquela data no pergaminho da sua certidão de nascimento que oficialmente nasce na nossa Vila uma das mais prestigiadas e prestimosa Associação de Bombeiros do País - a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Ourém, tributo esse devido ao trabalho incansável de ilustres Ourienses que nunca regatearam esforços para a sua criação, apesar do muito desânimo em momentos cruciais da vida desta Instituição.

Já em Agosto de 1911, dado o atraso na aprovação dos estatutos de constituição da Associação, esse punhado de “homens bons” que se propuseram erguer este baluarte de esperança, de solidariedade e de humanitarismo, que passou a ser um “ex-libris” da nossa Terra, em reunião para o efeito realizada, nomearam para os cargos de 1º. Comandante e Imediato do seu Corpo de Bombeiros, respectivamente, os Senhores Alfredo Viana de Sousa Leitão e José Andrade da Fonsêca Ritto.

3 comentários:

Carochi disse...

Alfredo Viana de Sousa Leitão meu Tio-Avô, feliz por saber ter sido um Homem "bom" ...muito curiosa em saber tanto da minha familia, sou neta de Jose Viana Sousa Leitão e Beatriz Viana de Morais Leitão.
Maria Emilia

Anónimo disse...

Nasci em Angola e sou neto de José Viana de Sousa Leitão.
Conheço muito pouco da vida e da obra destes meus ascendentes, pelo que grato ficaria a quem me pudesse falar sobre eles.
Grato.

Unknown disse...

Tambem meus tios avos e tios de meu pai filho de Jose Viana de Sousa Leitao. Mais gostaris tambem de conhecer todos da nossa familia . tambem nasci em Angola e gostaria de conhecer aqueles que como eu somos descendentes desta familia tao generosa de Vila Nova de Ourem.

Rosete Viana Leitao
Agosto 15 de 2018

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...