sábado, abril 02, 2005

Os aquartelamentos
Por Júlio Henriques (Julito)

O seu primeiro aquartelamento, segundo relatos não muito precisos, teria sido em instalações provisórias pertencentes à quinta do Barão de Alvaiázere, ali à Rua 1º. de Dezembro, dispondo apenas de uma bomba braçal, relíquia essa ainda hoje presente no nosso Quartel, e mais alguns poucos apetrechos para, se necessário fosse, atalhar qualquer fogo que se levantasse.
Posteriormente, vieram a instalar-se na Rua Teófilo de Braga, junto ao Hospital de Santo Agostinho, num rés do chão amplo, mais tarde transformado em oficina de automóveis do Ezequiel “Biché”, pertencente ao Sr. Joaquim Vieira Verdasca, hoje propriedade da família Prazeres Durão (médico-veterinário), onde durante muitos anos funcionou o Grémio da Lavoura.
Dali saíram para a Rua Carvalho Araújo, onde permaneceram durante cerca de 3 décadas, ficando o quartel em frente à Casa Verdasca, com um quintal que servia de parada e local de festividades e aonde foi construído em madeira um “esqueleto” para a realização de exercícios. Mais tarde este edifício, com a saída dos Bombeiros, passou a servir de sede do Clube Atlético Ouriense. Muitos ainda se lembrarão dos bailaricos ali realizados e as partidas de ping-pong.

É já na década de 50, mais propriamente em 21 de Junho de 1953, após algumas peripécias e divergências com a família Verdasca para a cedência do respectivo terreno, que é inaugurado com pompa e circunstância o novo Quartel dos Bombeiros Voluntários de Ourém, ali mesmo na Avenida, onde ainda hoje se encontra, mas já transfigurado e ampliado para assim poder acolher o seu inevitável crescimento orgânico e melhor servir a sua missão.


Moderno aquartelamento na década de 60 Posted by Hello

A Avenida ficou mais rica e os Bombeiros, já orgulhosos do seu passado, rejubilavam de alegria por terem uma nova Casa, sendo justo reconhecer a determinação daqueles homens e a disponibilidade financeira de alguns contos de réis desde logo anunciada pelo Senhor Vicente Rodrigues, grande benemérito da Associação, para que fosse possível adquirir aquele terreno pelo preço de 170 contos.


Instalações actuais Posted by Hello

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...