quinta-feira, dezembro 16, 2004

Fora com os predadores !!!

O Parlamento Europeu aprova hoje, em Estrasburgo, a proibição da pesca do arrasto ao largo dos arquipélagos da Madeira, Açores e Canárias para proteger os recifes de coral ali existentes.

O relatório, elaborado pelo eurodeputado do PCP Sérgio Ribeiro, apoia a proposta da Comissão Europeia de interditar a pesca de arrasto entre as 100 e as 200 milhas ao largo da Madeira, Açores e Ilhas Canárias devido aos recifes de coral de profundidade, até agora protegidos por leis nacionais de Portugal e Espanha.

Segundo Sérgio Ribeiro, calcula-se que 65 por cento das espécies piscícolas naquelas zonas dependa dos recifes numa determinada fase da sua vida, contribuindo para a conservação de cerca de 300 espécies selvagens.

Os dados científicos disponíveis permitem concluir que a recuperação destes habitats após a sua danificação por artes de arrasto no fundo é impossível ou muito lenta, pelo que é "conveniente proibir a utilização de artes de pesca susceptíveis de causar danos reais aos recifes de coral nas zonas em que estes habitats ainda se encontram num estado de conservação favorável", lê-se no relatório.

Também hoje, o hemiciclo de Estrasburgo votará uma resolução comum dos vários partidos políticos sobre as prioridades da Comissão Europeia para os próximos cinco anos, para os quais o presidente do executivo, Durão Barroso, elegeu a economia, a segurança dos cidadãos e o papel da União no Mundo como principais eixos de actuação.
(in Região de Leiria)

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...